(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Pesquisa aponta Kalil eleito em 1º turno; número de indecisos chama a atenção

Segundo Instituto Paraná, Kalil está na frente na pesquisa estimulada (59,5) e na espontânea (34,8%), mas, nessa última, total de indecisos chega a quase metade dos entrevistados (45,4%)


24/10/2020 11:35 - atualizado 24/10/2020 17:48

Sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro da capital(foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação)
Sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro da capital (foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação)

Se as eleições fossem hoje, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) seria reeleito em primeiro turno, conforme pesquisa divulgada neste sábado (24), pelo Instituto Paraná.

Na estimulada, quando são apresentandos os nomes dos candiditados aos eleitores, Kalil tem 59,5% das intenções de voto, seguido por João Vitor Xavier (Cidadania), com 8%, e Áurea Carolina (Psol), com 4,6%.

Os demais candidatos atingiram a seguinte pontuação na estimulada: Bruno Engler (PRTB), com 3,9%; Nilmário Miranda (PT), 2,5%; Rodrigo Paiva (Novo), 2%;  Professor Wendel  (Solidariedade), 1%; Luísa Barreto (PSDB), 0,5%; e Marcelo Souza e Silva (Patriota), com 0,4%.

Cabo  Xavier (PMB), Lafayette  Andrada (Republicanos), Marília Domingues (PCO), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Wanderson Rocha (PSTU) alcançaram, cada, 0,1% das intenções de votos na pesquisa estimulada.

Nesse levantamento, 5,7% dos entrevistados não souberam, ou não quiseram opinar,  enquanto 11,2% optaram disseram que votar nulo ou em branco.

Espontânea


Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados,  Kalil também aparece em primeiro, com 34,8% das intenções de voto. O segundo lugar ficou com João Vítor, com 2,4%, seguido por Áurea Carolina (1,9%), Bruno Engler e Nilmário Miranda, ambos com 1,2% cada um, e Rodrigo Paiva, com 0,5%. Os outros nomes citados espontaneamente somaram 1% da intenção de voto.
 

Indecisos


Chama a atenção  na pesquisa espontânea, o alto percentual de eleitores indecisos, que somam quase metade dos entrevistados (45,4%). Votos nulos e em branco nesse levantamento chegou a 11,6%.

Avaliação da gestão de Kalil


Para a maioria esmagadora dos entrevistados, 61,%, a administração do prefeito Kalil pode ser considerada ótima (17,1%) e boa (44%), seguido por regular (23,3%), ruim (5,6%) e péssima (7,6%). Não souberam e não quiseram opinar: 2,4% dos entrevistados, de um total de 802, ouvidos entre os dias 20 e 23 deste mês.

De acordo com o Instituto Paraná, a margem de erro da pesquisa, para cima ou para baixo,  é de  3,5%. A pesquisa foi registrada o no TSE com o número MG 05471/2020.

 

Quadro comparativo com a avaliação da administração de  Kalil

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
  

 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)