(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROMESSA DE EQUILÍBRIO

Corrida pela Prefeitura de Divinópolis tem ex-deputados na ponta

Líder é Jaime Martins Filho, do DEM; atual prefeito, Galileu Machado, aparece em sétimo


13/08/2020 10:54 - atualizado 13/08/2020 12:37

Jaime Martins (dir.) e Fabiano Tolentino (esq.) lideram a disputa pela chefia do Executivo divinopolitano.(foto: Sarah Torres/ALMG e Willian Dias/ALMG)
Jaime Martins (dir.) e Fabiano Tolentino (esq.) lideram a disputa pela chefia do Executivo divinopolitano. (foto: Sarah Torres/ALMG e Willian Dias/ALMG)
Em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, quase 40% dos eleitores não definiram o voto para prefeito na eleição municipal que se avizinha. O dado é da pesquisa realizada pelo instituto F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa. Segundo o levantamento, há 18,36% de indecisos e 20,03% de eleitores que declararam votar em branco ou nulo. O líder do levantamento estimulado é o ex-deputado federal Jaime Martins Filho, o Jaiminho (DEM), com 13,36%.



Em segundo lugar, está Fabiano Tolentino (Cidadania), que soma 11,85% das intenções de voto. Ex-parlamentar estadual, ele é suplente na Câmara dos Deputados. Depois, vêm Gleidson Azevedo (PSC) — 11,19% —, Sargento Elton (Patriota) — 7,35% — e Marquinho Clementino (Republicanos) — 6,34%.

Na sexta posição, aparece Doutora Heloísa Cerri (Avante), com 3,84% da preferência dos entrevistados. O atual prefeito, Galileu Machado (MDB), ocupa apenas a sétima colocação, com 3,34%.

Ele é seguido por Íris Moreira (PSD) e Will Bueno (Progressistas). Eles têm, respectivamente, 1,5% e 1,17% das intenções. Laís Soares (Solidariedade) e Maria Helena Professora (PT) não atingiram um ponto percentual.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de pré-candidatos ao Executivo municipal, 81,13% dos eleitores dizem estar indecisos. Outros 8,18% demonstram desejo de votar nulo ou em branco. O mais citado pelos entrevistados é o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), com 2,17%. Ele não aparece na cena estimulada.

Marquinho Clementino é o vice-líder, com 1,84% das menções. O prefeito Galileu, por seu turno, tem 1,67%. Sargento Elton e Fabiano Tolentino — que é do mesmo partido de Cleitinho — somam, respectivamente, 1,34% e 1,17%.

O líder da pesquisa estimulada, Jaiminho Martins, atingiu apenas 0,5%. Assim como ele, os demais pré-concorrentes não atingiram um ponto.

Gleidson Azevedo, que pode concorrer representando o PSC, é irmão de Cleitinho.

Para Domilson Coelho, diretor-executivo da F5, a presença de dois ex-parlamentares no topo da lista demonstra o desejo de mudanças por parte da população.

"Mesmo que uma administração seja bem avaliada, o sentimento de mudança pode acontecer se a população entender que o ciclo daquele grupo político não condiz mais com as necessidades do município. Jaiminho e Tolentino são ex-deputados que vêm pregando mudanças no município", explica.

Prefeito tem grande rejeição

Chama atenção, ainda, o número de eleitores que apontam não votar, em cenário algum, no atual prefeito. Segundo a pesquisa, Galileu Machado tem 46,08% de rejeição eleitoral. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 deste mês, com margem de erro de 4%, de acordo com a F5. Foram ouvidos 599 habitantes da cidade.

O pleito deste ano acontecerá em 15 de novembro (primeiro turno). Por ter menos de 200 mil eleitores, Divinópolis não terá segundo turno.

Os partidos têm até 26 de setembro para registrar os candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que essa solicitação seja oficializada, todo político é considerado pré-candidato para a Justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)