(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Em busca da reeleição, Junynho Martins lidera disputa pela Prefeitura de Ribeirão das Neves

Político do Democratas está na ponta de pesquisa divulgada pelo Estado de Minas; vereador ocupa vice-liderança


19/08/2020 19:05 - atualizado 24/08/2020 12:45


O atual prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins (DEM), lidera a corrida eleitoral na cidade. Pesquisa da F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa e divulgada pelo Estado de Minas, mostra que o chefe do Executivo do município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem 38,24% das intenções de voto no cenário estimulado.

O segundo pré-candidato em termos de preferência dos entrevistados é o vereador Vanderlei Delei (Republicanos), com 9,97%. Delei, contudo, tem menos pontos percentuais que brancos e nulos — 21,36% — e indecisos — 20,84%.

Na terceira colocação, aparece Washington Modesto Júnior (sem partido), com 2,94%. Por ser policial militar na ativa, Washington não pode ter filiação partidária. Por isso, conforme estabelece a lei eleitoral estabelece, apresentará seu nome durante a convenção que precede a oficialização das candidaturas. A quarta posição é ocupada por Doutor Getúlio (PCdoB), que soma 2,3% das intenções.

Empatados com 1,28% estão Coronel Bianchini (Avante) e Professor Carlos Eugênio (PSB). A dupla é seguida de perto por Toco do Bar Central, com 1,02%.

Débora Rubiana (Solidariedade) não atingiu um po///nto percentual.
Pela primeira vez na história, eleição municipal em Ribeirão das Neves pode ter segundo turno(foto: Prefeitura de Ribeirão das Neves/Reprodução)
Pela primeira vez na história, eleição municipal em Ribeirão das Neves pode ter segundo turno (foto: Prefeitura de Ribeirão das Neves/Reprodução)

Prefeito lidera segundo cenário

Os participantes da pesquisa foram apresentados, também, à cena espontânea, em que não são citados nomes de possíveis concorrentes. Nela, a ponta também é de Junynho Martins, mencionado por 20,08% dos ouvidos.

Atrás dele, está Vanderlei Delei, com 2,43% das citações. Chama a atenção, contudo, o alto índice de indecisão visto na pesquisa espontânea: 59,72%. Há, ainda, 15,47% de brancos e nulos.

Os demais nomes presentes nos dois cenários, além de Doutor Júlio, mencionado apenas na pesquisa espontânea, não alcançaram um ponto percentual.


Cerca de 44% dos entrevistados consideram a gestão de Junynho ótima (8,18%) ou boa (35,93%). Para Domilson Coelho, diretor-executivo da F5, a aprovação da administraçãoa acaba sendo convertida em intenções de voto.

"Isso é transferido em votos. Ele tem, praticamente, o mesmo percentual de aprovação de administração e de intenção de votos", explica. "Os adversários terão que trabalhar muito para conquistar o eleitorado indeciso", completa.

A pesquisa

O levantamento foi feito entre os dias 17 e 18 deste mês. A F5 entrevistou 782 eleitores nevenses. O pleito deste ano será em 15 de novembro (primeiro turno).

Por ter mais de 200 mil eleitores, Ribeirão das Neves pode ter segundo turno caso nenhum dos candidatos atinja, na primeira data, a maioria dos votos válidos.

Os partidos têm até 26 de setembro para registrar os candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que essa solicitação seja oficializada, todo político é considerado pré-candidato para a Justiça.

Esta matéria foi atualizada às 12h29 de segunda-feira (24/08), explicando que o candidato Washington Modesto Júnior (sem partido) poderá ser candidato, se assim desejar, mesmo sem ter filiação partidária até o presente momento. Por ser policial militar, ele tem a prerrogativa de apresentar seu nome a uma determinada legenda e, se tiver sua candidatura aprovada pela sigla, aí, sim, será incorporado aos quadros do partido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)