(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputados estaduais usam plenário para criticar Romeu Zema

Em discursos na tarde desta terça-feira, parlamentares cobraram 'respeito' do governador, que foi classificado de 'incapaz' para ocupar o cargo


postado em 03/09/2019 19:47

(foto: Luiz Santana/ALMG )
(foto: Luiz Santana/ALMG )

Deputados estaduais se revezaram no plenário da Assembleia Legislativa em discursos contra o governador Romeu Zema (Novo) e a ameça de atrasos nos repasses de verbas ao poderes. Eles também reclamaram da brincadeira feita pelo político ao dizer que a Assembleia é “retardatária” ao ter sido o último poder a aderir ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema digital de armazenamento e consulta de documentos.

Leo Portela (PL) disse desconhecer um governador que tenha tido sucesso na gestão sem uma “harmonia” com o Legislativo. Eu quero crer que o governador nada mais é que um incompetente, porque para fazer o que ele tem feito sistematicamente, jogando nas costas da Assembleia o insucesso de seu governo, quero crer que é fruto da sua incompetência”, discursou.

O parlamentar questionou ainda se o governador não seria “incapaz” para ocupar o cargo, o que demandaria a “interdição” de Zema.

André Quintão (PT) reclamou que o Executivo está fazendo “chantagem” com a Asssembleia para aprovar os projetos de adesão ao regime de recuperação fiscal da União. Isso porque o secretário de Governo, Bilac Pinto, afirmou que sem o ajuste, os repasses dos poderes também poderão ser prejudicados.

“Querer a aprovação desses projetos na base do confronto não é o melhor caminho. É preciso diálogo com os poderes”, opinou.

O petista lembrou que os deputados aprovaram a reforma administrativa do Estado, prevendo redução de secretarias e cargos, possibilitando redução nas despesas do Executivo. E que o próprio governador vetou o artigo aprovado pelos deputados estaduais que proibia o pagamento de jetons no Estado.

As gratificações são pagas a 29 secretários e servidores e variam de R$ 1,3 mil a R$ 13,7 mil. O estado alega que os recursos não saem dos cofres públicos, mas dos próprios órgãos. 

Sobre a declaração durante o evento de assinatura do SEI na noite de segunda-feira, Alencar da Silveira Júnior (PDT) disse que Zema é um “caroneiro” que usa as redes sociais para divulgar promessas que não são cumpridas. “O governo tem que vir mais aqui, conhecer mais o trabalho do Legisaltivo”.

Douglas Melo (MDB) disse que é preciso mais “respeito” com a Casa e queixou-se de “ingratidão” por parte do governador.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)