(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de MG antecipa segunda parcela de agosto para servidores

Segundo comunicado, o pagamento agora será feito em duas datas: uma para a segurança e outra para as demais categorias


postado em 20/08/2019 09:49 / atualizado em 20/08/2019 10:30

(foto: Gladyston Rodrigues EM D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues EM D.A Press)

O governo de Minas vai antecipar em alguns dias a data do pagamento da segunda parcela dos salários de agosto, relativos ao mês trabalhado em julho, e concluir os depósitos dos contracheques até esta sexta-feira (23).

As novas datas foram informadas na manhã desta terça-feira (20), um dia depois de o governo de acenar com a possibilidade de acabar com o parcelamento dos salários dos servidores.

Segundo o comunicado, os servidores da segurança pública receberão o restante dos salários nesta quarta-feira (21). Para as demais categorias, o pagamento será feito na sexta-feira (23). A escala vale para servidores ativos, inativos e pensionistas.

A data da segunda parcela prevista inicialmente, que valia para todo o funcionalismo, seria na terça-feira da semana que vem, dia 27 de agosto.

“Atendendo a uma solicitação do governador Romeu Zema, a Secretaria de Fazenda vai antecipar o pagamento da segunda parcela dos salários dos servidores do Poder Executivo. A medida só foi possível graças às ações conjuntas do Tesouro Estadual, responsável pela gestão rigorosa do fluxo de caixa, e da Receita Estadual”, informou a pasta.

A primeira parcela também foi antecipada atendendo a pressão dos servidores, que reclamaram que iriam receber depois do dia dos pais. O primeiro depósito foi feito no dia 9, quatro dias antes do que estava previsto inicialmente. Na ocasião, os servidores da segurança pública receberam R$ 3 mil e os demais R$ 2 mil.

Volta ao 5º dia útil


A antecipação da segunda parcela ocorre no dia seguinte em que o governo fez uma reunião com integrantes das forças de segurança pública. Nessa segunda-feira, a categoria conseguiu do Executivo a promessa de receber a primeira parcela do 13º salário no dia 21 de dezembro.

Também lhes foi comunicado que os policiais, bombeiros e agentes penitenciários passarão a receber o salário integralmente em uma mesma data a partir de dezembro.

Já para os demais integrantes do funcionalismo, o fim do escalonamento foi condicionado ao sucesso de uma operação financeira que o governo de Minas tenta concluir. O pagamento integral do 13º deste ano no dia 21 de dezembro para todos também foi condicionado a essa negociação. 

A operação na qual o governo de Minas aposta para voltar a patar os servidores no 5º dia útil está relacionada à venda de nióbio. O Executivo não informa qual a operação, mas nos bastidores o caminho seria fazer uma securitização por meio da Codemig.


Como ficou o pagamento da segunda parcela de agosto:


Quarta-feira (21/8) -  recebem os servidores da Segurança Pública,
Sexta-feira (23/8) – recebem os servidores das demais áreas.

Proposta apresentada aos servidores da segurança

Cenários:

 

Todos os servidores

1) Caso seja bem sucedida a operação financeira que está sendo negociada pelo Estado e cuja conclusão é esperada para o próximo mês de novembro, o Poder Executivo disporá do seguinte cronograma de pagamentos, válido para todos os servidores:

Pagamento do salário no 5º dia útil a partir de dezembro de 2019; e

Pagamento integral do 13º salário de 2019 no dia 21 de dezembro do mesmo ano.

Só para servidores da segurança

2) Caso a operação financeira não seja concluída em tempo hábil ou não seja bem sucedida, o Governo, comprometido com a transparência e a realidade financeira do Estado, cumprirá o seguinte cronograma, válido para os servidores da área de Segurança Pública:

- Pagamento relativo a novembro de 2019 no 10º dia útil de dezembro, em parcela única.

- Pagamento relativo a dezembro de 2019 no 7º dia útil de janeiro de 2020.

- Pagamento relativo a fevereiro de 2020 no 7º dia útil de março de 2020.

- Pagamento relativo a março de 2020 no 7º dia útil de abril de 2020.

- A partir de abril, restabelecimento do pagamento no 5º dia útil.

 
Pagamento do 13º de 2019

Em três parcelas de valores iguais sendo:

- 1ª parcela em 21 de dezembro de 2019

- 2ª parcela em 21 de janeiro de 2020

- 3ª parcela em 21 de fevereiro de 2020



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)