Publicidade

Estado de Minas VACINA

Youtuber brasileiro é suspeito de receber propina para espalhar fake news

O caso veio à tona depois que outros youtubers denunciaram o esquema


26/07/2021 22:01 - atualizado 26/07/2021 22:08

Everson Zoio teria recebido dinheiro para espalhar notícia falsa sobre vacina(foto: Fred TANNEAU / AFP )
Everson Zoio teria recebido dinheiro para espalhar notícia falsa sobre vacina (foto: Fred TANNEAU / AFP )
Uma agência de marketing teria oferecido dinheiro para que youtubers do mundo inteiro espalhassem informações falsas sobre vacinas contra a COVID-19. Um dos envolvidos seria o brasileiro Everson Zoio, que tem mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais. 
 

A reportagem mostrou que a agência enviou uma série de informações falsas sobre mortes decorrentes da vacinação com a Pfizer e orientou aos influenciadores a não mencionarem o patrocínio e sim tratarem como conselho aos seguidores.
 
Everson Zoio fez um vídeo reproduzindo os dados enviados no briefing da empresa e não mencionou o patrocínio.

O alemão Mirko Drotschmann, que tem 1,5 milhão de seguidores, contou que a agência queria que ele divulgasse supostas informações vazadas que mostravam que pessoas que tomaram a vacina da Pfizer tinham uma mortalidade três vezes maior do que quem recebeu os imunizantes da AstraZeneca. Mas não existe pesquisa que se comprove isso. 

Outro delator do esquema foi o francês Léo Grasset, que tem um canal de ciência no YouTube e mais de 1,2 milhão de inscritos.
 
Segundo ele, a empresa ofereceu uma compensação de dois mil euros (cerca de R$ 12 mil, levando em consideração a cotação atual) para que ele participasse do esquema.
 
Até a conclusão desta matéria, Everson Zoio nã havia comentado o caso.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade