(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vacina de Oxford poderá ser aplicada no Brasil já em dezembro, diz Ministério da Saúde

Secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Correia de Medeiros, espera que 15 milhões de brasileiros sejam vacinados contra o coronavírus até o final do ano


28/07/2020 18:49 - atualizado 28/07/2020 19:08

Vacina poderá ser produzida no Brasil(foto: Pixabay/Reprodução)
Vacina poderá ser produzida no Brasil (foto: Pixabay/Reprodução)
A vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil na primeira quinzena de dezembro. A informação foi dada ontem pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros. O Brasil já encomendou 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 e o secretário espera que 15 milhões de brasileiros possam ser vacinados até o final deste ano.

Em entrevista à CNN Brasil, o secretário explicou que caso os testes e pesquisas sobre a eficácia do medicamento sejam aprovados até dezembro, os brasileiros poderão começar a ser vacinados. O envio das doses da vacina será divido em três lotes: “O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses, chega entre março e abril”,  informou Medeiros à CNN.

O primeiros grupos que receberão a vacina serão idosos, profissionais da saúde que atuam na linha de frente e pessoas com comorbidades. De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde já trabalha para desenvolver uma estratégia de aplicação das vacinas de modo a evitar pânico e tumulto por parte da população.

O secretário ainda ressaltou que o Brasil poderá produzir a vacina em território nacional, no laboratório de Bio Manguinhos, da Fiocruz. A possibilidade surgiu a partir de um acordo entre o governo brasileiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca – laboratório responsável pelo desenvolvimento da vacina.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)