Publicidade

Estado de Minas EM JULHO

Em decreto, Caldas Novas autoriza reabertura de hotéis e parques aquáticos

Município autoriza reabertura de hotéis e pousadas a partir de 1º de julho; já os clubes poderão reabrir no dia 10


postado em 17/06/2020 16:15 / atualizado em 17/06/2020 16:26

(foto: Thermas Turismo/Divulgação )
(foto: Thermas Turismo/Divulgação )
Caldas Novas (GO) começou a flexibilizar o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e autorizou a reabertura de hotéis com ou sem parques aquáticos e clubes. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (17/6).
De acordo com o documento, a reabertura é autorizada para 1º de julho, desde que os hotéis, pousadas e pensões obedeçam uma série de normas sanitárias para o enfrentamento da COVID-19. O mesmo vale para os clubes, que poderão abrir a partir do dia 10.

Entre as regras que os locais deverão seguir, estão que o funcionamento das atividades deverá respeitar o limite de 50% da capacidade de hospedagem e que as áreas de alimentação ou restaurantes deverão obedecer às regras descritas nas normas técnicas.
 
O decreto também permite a utilização de piscina e parques aquáticos, desde que respeitando todas as normas contidas no protocolo para retomada de atividades turísticas. Segundo o município, “a empresa que não obedecer ao limite percentual de utilização descrito neste decreto, será imediatamente interditada.”

Casos de covid-19 em Caldas Novas
O último boletim sobre a pandemia no município foi divulgado na segunda-feira (15/6). Segundo os dados, Caldas Novas tem 40 casos de covid-19 confirmados, sendo três óbitos confirmados e um em investigação. Há ainda 231 casos de gripes monitorados se é do novo coronavírus. 


O que é coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade