UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Com 7 mil mortes por COVID-19, Brasil assume o 7º lugar em óbitos

País ultrapassou a Alemanha no ranking de mortos e registra mais de 100 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus


postado em 03/05/2020 17:50 / atualizado em 03/05/2020 20:09

Brasil ultrapassou a marca de 100 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus neste domingo (03/05)(foto: Agência Brasil)
Brasil ultrapassou a marca de 100 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus neste domingo (03/05) (foto: Agência Brasil)
O Brasil é o sétimo país do mundo em número de mortes pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde informou neste domingo (03/05) que foram registrados 7.025 óbitos e 101.147 casos da doença. Nas últimas 24 horas, o ministério contabilizou 4.588 novos casos e 275 mortes. No mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupava a oitava posição em número de mortos, mas pela atualização dos dados, o país ultrapassou a Alemanha.

No relatório da OMS, que tem uma defasagem em relação aos números divulgados pelo Ministério da Saúde, existiam 91,5 mil casos no Brasil, com 6,3 mil mortes. Na Alemanha, eram 6.649 óbitos.

A coleta de dados da entidade foi concluída às 5h da manhã do horário brasileiro. Conforme o Ministério da Saúde, São Paulo continua a ser o estado com maior número de casos e óbitos em razão da COVID-19, 31.772 e 2.627, respectivamente. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 11.139 infectados e 1.019 mortes.



Ao participar de manifestação neste domingo (03/05) e defender a volta ao trabalho, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que "infelizmente" muitos serão infectados pelo novo coronavírus, e que muitos perderão suas vidas, mas emendou afirmando que "é uma realidade que temos que enfrentar".



Em Brasília, manifestantes em apoio ao presidente furaram o isolamento social e fizeram aglomerações pela Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. Ao cumprimentar seus apoiadores da rampa do Planalto, Bolsonaro reuniu centenas de pessoas em frente ao prédio. (Com Estadão Conteúdo)

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade