Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Imprensa contra vírus: jornais brasileiros usam a mesma capa em combate à COVID-19

A ação histórica é a segunda parte da campanha da ANJ para ressaltar a importância do jornalismo


postado em 23/03/2020 16:42 / atualizado em 23/03/2020 20:06

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Jornais impressos brasileiros publicaram a mesma capa nesta segunda-feira (23), com o objetivo de ressaltar a importância do jornalismo no combate ao coronavírus. A arte escolhida foi fundo azul com a mensagem “Juntos vamos derrotar o vírus: Unidos pela informação e pela responsabilidade”. Além disso, a hashtag #Imprenscontraovirus foi divulgada. 

Informação correta é um dos antídotos na guerra ao coronavírus”, afirma Ricardo Pereira, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A união dos jornais exprime a intenção da imprensa brasileira: divulgar informações de qualidade para a população com a responsabilidade que este momento exige. Dessa forma, a campanha também está fazendo um combate às desinformações que estão sendo compartilhadas sobre a COVID-19. “Procuramos mostrar que é fundamental a união de todos, dos cidadãos e da imprensa, cada um assumindo suas responsabilidades”, completa Pereira.

A unificação das capas é a segunda parte da campanha contra o coronavírus promovida pela ANJ. Na última quarta-feira (18), a primeira etapa começou com anúncios impressos e digitais que mostram a relevância do trabalho do jornalista em situações de calamidade pública. A próxima fase é continuar com as capas com a mensagem da campanha em jornais, on-line e impressos, que não foram publicados nesta segunda-feira.

O movimento da ANJ foi inspirado na campanha dos jornais argentinos que ocorreu na quinta-feira (19). “O jornalismo em todo o mundo está muito consciente da sua missão nesse momento, de informar com qualidade e responsabilidade, para ajudar no enfrentamento ao coronavírus”, afirma o diretor executivo da ANJ.

Assim como na Argentina, a ação brasileira conta com apoio da população. Segundo Ricardo Pereira, a resposta do público está sendo positiva: “Todo mundo está consciente de como é vital a informação de qualidade, de credibilidade nesse momento".

JORNAIS ARGENTINOS TAMBÉM ESTÃO UNIDOS
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Na última quinta-feira, jornais impressos de circulação nacional da Argentina publicaram a mesma capa em campanha contra o coronavírus. Assim como a arte brasileira, a imagem conta com o fundo azul e um escrito em branco "Freemos o vírus entre todos: Viralizemos a responsabilidade". 
A ação faz parte da campanha #SomosResponsables, promovida pela Adepa (Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas) e tem como finalidade o combate à disseminação da COVID-19. 

Além das capas, os jornais estão aumentando o fluxo de reportagens para informar a população dos perigos do vírus e como proteger-se. A campanha está tendo força também on-line e busca apoio popular. Clarín, La Nación, El Cronista, Olé e Página 12 são alguns dos participantes desta união.
 
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Eduardo Murta 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

 

Gráfico mostra a evolução diária de casos confirmados de coronavírus no Brasil

 

Como se prevenir?

 

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
 

Quais os sintomas do coronavírus?

 

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19: 

 

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
 
Em casos graves, as vítimas apresentam: 
 
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

 
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: 
  • O álcool em gel é capaz de matar o vírus? 
  • O coronavírus é letal em um nível preocupante? 
  • Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? 
  • A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? 

 

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: 

  
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade