(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INGLATERRA

Novo escândalo por festa durante confinamento atinge premiê Boris Johnson

"Juntem-se a nós (...) e tragam suas próprias bebidas", diz mensagem de e-mail vazada para a imprensa sobre festa à qual Johson e a esposa teriam ido


11/01/2022 10:44 - atualizado 11/01/2022 11:02

Boris Johnson coça a cabeça em visita a centro de vacinação na Inglaterra
Boris Johnson coça a cabeça em visita a centro de vacinação na Inglaterra (foto: PETER CZIBORRA / POOL / AFP)


O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, cuja popularidade cai constantemente, viu-se em apuros novamente nesta terça-feira (11/01) por outro escândalo sobre uma grande festa realizada em pleno confinamento nos jardins de Downing Street e que a polícia diz estar investigando.

Em maio de 2020 - quase dois meses depois de o Reino Unido declarar confinamento pelo coronavírus, que levou o próprio Johnson a ser hospitalizado em terapia intensiva em abril e deixou 67 milhões de britânicos sem interações sociais -, os negócios não essenciais estavam fechados, e as pessoas não podiam se locomover livremente.

De acordo com o canal privado ITV News, o secretário particular do primeiro-ministro, Martin Reynolds, enviou um e-mail a uma centena de funcionários, convidando-os, "depois de um período incrivelmente ocupado", para "aproveitar o bom tempo", tomando "algumas bebidas com distanciamento social em 20 de maio, em Downing Street".

"Juntem-se a nós a partir das 18h e tragam suas próprias bebidas", dizia a mensagem vazada para a imprensa, reacendendo um escândalo que o polêmico líder conservador esperava ter deixado para trás com o início do novo ano.

De acordo com vários meios de comunicação britânicos, a festa contou com a presença de Johnson e de sua mulher, Carrie. Em 29 de abril daquele ano, ela deu à luz Wilfred, o primeiro filho do casal, que agora já tem dois anos.

Em um comunicado divulgado na segunda-feira (10), a polícia de Londres disse estar investigando o caso.

"O serviço da Polícia Metropolitana está ciente das informações em relação às supostas infrações dos regulamentos de proteção sanitária em Downing Street, em 20 de maio de 2020, e está em contato com o gabinete" a esse respeito, anunciou.

Não é a primeira vez que o governo é acusado de contornar as restrições impostas aos britânicos.

A revelação de que até 50 funcionários de Downing Street fizeram uma festa de Natal em 18 de dezembro de 2020, e que alguns brincaram sobre isso depois, levou a então porta-voz do primeiro-ministro, Allegra Stratton, a renunciar ao posto, com 54% dos britânicos considerando que Johnson deveria deixar o cargo.

O grupo festeiro inclui deputados de seu próprio Partido Conservador. Poucos dias depois, pelo menos 100 de seus correligionários votaram contra o governo, em uma rebelião de magnitude sem precedentes, devido às novas restrições decididas para frear a propagação da variante ômicron.

Para tentar resolver o assunto, Johnson encomendou uma investigação interna.

"Posso entender que as pessoas estejam chateadas e irritadas com essas acusações", disse o secretário de Estado da Saúde, Ed Argar, à rede Sky News.

"É por isso que é correto que o primeiro-ministro tenha pedido que esta investigação independente seja concluída rapidamente: para determinar os fatos por trás dessas acusações", acrescentou.

"Boris Johnson, seus desvios e distrações são absurdos", tuitou o líder da oposição, o trabalhista Keir Starmer.

"Pare de mentir para o público britânico. É hora de confessar de uma vez", exigiu.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)