(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EUROPA

Pandemia da COVID-19 reavivou antissemitismo, alerta União Europeia

Novos mitos e teorias conspiratórias ganharam espaço nesse período, atribuindo aos judeus culpa pela pandemia


09/11/2021 06:31 - atualizado 09/11/2021 08:27

Mulher observa monumento em homenagem aos mortos no holocausto, em Viena
Mulher observa monumento em homenagem aos mortos no holocausto, em Viena, sede da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), que divulgou relatório preocupante (foto: GEORG HOCHMUTH / APA / AFP)


A pandemia da COVID-19 "reacendeu" a retórica antissemita e abriu espaço para "novos mitos e teorias conspiratórias, culpando os judeus" pela atual crise sanitária - alerta um relatório europeu divulgado na terça-feira (9).

"O antissemitismo, especialmente na Internet, intensificou-se durante a pandemia", escreve a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), com sede em Viena, baseando-se em estatísticas oficiais e evidências coletadas por organizações da sociedade civil.

Na Alemanha, a rede de associações RIAS observou que, nos primeiros meses da pandemia, 44% dos incidentes antissemitas registrados foram "associados ao coronavírus".

Na República Tcheca, a Federação das Comunidades Judaicas observou "um aumento da circulação dos discursos de ódio on-line", alimentado pelo movimento conspiratório, de oposição a vacinas e restrições.

Em termos mais gerais, "a falta de dados continua ocultando a realidade", lamenta a FRA, já que poucos membros da UE registram os incidentes antissemitas "de modo eficaz".

Alguns países, como Hungria e Portugal, não têm dados oficiais. Em muitos países, "a imensa maioria dos incidentes não é relatada: nem à polícia, nem a qualquer outra instituição", disse o relatório.

Em outubro, a UE apresentou sua primeira estratégia contra o antissemitismo em outubro, destinada a combater o ódio na Internet, reforçar a proteção das sinagogas e promover a transmissão da história do Holocausto.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)