(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Cineasta ganhador de Oscar morre vítima da COVID-19

Vladimir Menshov tornou-se mundialmente conhecido por seu longa 'Moscou não acredita em lágrimas', que lhe rendeu o Oscar em 1981


05/07/2021 07:48 - atualizado 05/07/2021 08:27

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
O diretor de cinema russo Vladimir Menshov, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1981, morreu de COVID-19 nesta segunda-feira (5/7), aos 81 anos - anunciaram seus colegas da Escola Estatal de Cinema de Moscou (VGIK).

"Acabo de saber de sua morte", disse à AFP o diretor Vladimir Khotinenko, presidente do departamento de longa-metragens da VGIK.

"Sabíamos que ele estava com COVID-19, mas, em uma forma leve. É absolutamente horrível e inesperado", acrescentou.

"Sua morte arranca uma grande parte da nossa cultura comum", lamentou.

Os estúdios Mosfilm de Moscou confirmaram o falecimento.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, lamentou "uma enorme perda para nosso cinema e nossa cultura".

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin "expressa suas mais profundas condolências".

Nascido em 1939 em Baku, no Azerbaijão soviético, Vladimir Menshov foi ator e depois diretor.

Tornou-se mundialmente conhecido por seu longa "Moscou não acredita em lágrimas", que lhe rendeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1981, um dos dois únicos conquistados pela então União Soviética.

Também foi muito querido na Rússia por sua comédia "Love and Pigeons" ("Amor e pombas", em tradução livre), lançada em 1984 e que continua sendo uma das mais assistidas na televisão russa.

Diretor de uma dúzia de filmes, Menshov também ensinou direção na VGIK.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)