(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VINDO DA EUROPA

China, com 25 novos casos de COVID-19 em Pequim, revela o genoma do vírus

"De acordo com os resultados preliminares da epidemiologia genômica, este vírus seria procedente da Europa", declarou alto funcionário do governo


19/06/2020 06:31 - atualizado 19/06/2020 07:59

Turistas e consumidores são monitorados nas redondezas do mercado de Xinfadi, em Pequim
Turistas e consumidores são monitorados nas redondezas do mercado de Xinfadi, em Pequim (foto: GREG BAKER / AFP)
A China informou nesta sexta-feira 25 novos casos de COVID-19 em Pequim e publicou o genoma do coronavírus detectado em um recente foco de infecção na cidade, que apresenta semelhanças com uma cepa europeia.


A capital chinesa retornou a uma certa normalidade após dois meses sem contágios. Mas um foco epidêmico na semana passada obrigou as autoridades a impor o confinamento em vários bairros e a organizar de testes de diagnóstico em larga escala.


As autoridades suspeitam que a origem das novas infecções seria o mercado atacadista de Xinfadi, ao sul da cidade. o vírus foi detectado nas tábuas para cortar salmão importado.


O governo da cidade divulgou nesta sexta-feira novas informações sobre o surto epidêmico e revelou informações sobre o genoma do vírus à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cientistas estrangeiros.


"De acordo com os resultados preliminares da epidemiologia genômica, este vírus seria procedente da Europa", declarou Zhang Yong, alto funcionário do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China.


"Mas é diferente (da cepa) do vírus que circula atualmente na Europa. É anterior", completou em um artigo publicado pela comissão nacional anticorrupção.


Ele indicou que pode ser uma versão do vírus que circulou no continente europeu há várias semanas ou meses.


Zhang Yong menciona várias hipóteses: o vírus pode ter vindo da Europa através de alimentos congelados ou poderia estar há bastante tempo no mercado de Xinfadi, onde teria sobrevivido graças à umidade e ao escuro. Daí sua semelhança com cepas mais antigas.


"É possível que o vírus que provoca atualmente uma epidemia em Pequim tenha viajado de Wuhan para a Europa e retornado agora à China", afirmou Ben Cowling, professor no Centro de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong.


No total, Pequim registrou 183 casos de COVID-19 devido ao novo foco da doença, de acordo com o balanço oficial.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)