(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROIBIDA

Coronavírus: FDA revoga aprovação para uso de cloroquina e hidroxicloroquina nos EUA

A agência americana é responsável pela aprovação de medicamentos nos Estados Unidos. De acordo com a instituição 'não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e cloroquina possam ser eficazes'


15/06/2020 14:56 - atualizado 15/06/2020 16:04

A hidroxicloroquina ganhou atenção como um potencial tratamento contra COVID-19 em fevereiro, quando dois pequenos estudos sugeriram que ela poderia ser útil contra o vírus
A hidroxicloroquina ganhou atenção como um potencial tratamento contra COVID-19 em fevereiro, quando dois pequenos estudos sugeriram que ela poderia ser útil contra o vírus (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A press)
A FDA (Food and Drug Administration), agência que controla a aprovação de medicamentos nos Estados Unidos, revogou a permissão de emergência para o tratamento com cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes com COVID-19. O documento foi publicado nesta segunda-feira (15) e leva o alerta de que o “medicamento apresenta muitos riscos, sem nenhum benefício aparente”. De acordo com a instituição "não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ser eficazes".

A autorização foi emitida pela primeira vez em março e aplicada em pacientes hospitalizados submetidos a ensaios clínicos (pesquisas). Em abril, a FDA alertou os médicos contra a prescrição do medicamento para pacientes com o coronavírus, fora dos locais de teste. A ação assinada nesta segunda-feiranão deve afetar os ensaios clínicos.

O anúncio abrange a hidroxicloroquina e um composto relacionado, fosfato de cloroquina. "Nem é razoável acreditar que os fatores conhecidos e os potenciais benefícios desses produtos superem seus riscos conhecidos e potenciais. Por conseguinte, a FDA revoga o uso emergencial de hidroxicloroquina e cloroquina nos EUA para tratar COVID-19", diz o documento.

A agência explica ainda que tomou a decisão com base em novas informações, obtidas atráves uma reavaliação do medicamento. 


Entenda a polêmica da cloroquina

A hidroxicloroquina ganhou atenção como um potencial tratamento com COVID-19 em fevereiro, quando dois pequenos estudos sugeriram que ela poderia ser útil contra o vírus. 

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump incentivou seu uso, mesmo dizendo em maio que tomou o medicamento para prevenir o COVID-19, apesar de qualquer evidência de que ele funcionasse.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também é a favor do uso do medicamento. Horas depois da saída do ex-ministro da Saúde Nelson Teich, o governo federal incluiu o medicamento cloroquina entre itens essenciais no combate ao novo coronavírus, ao lado de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI), equipamentos de proteção, testes e vacinas contra a gripe.

Pontos do documento:


  • Estudos recentes apontam que não há diferença e eficiência no uso contra o Sars CoV-2;
  • A agência diz acreditar que as dosagens para hidroxicloroquina não têm um efeito antiviral;
  • Diretrizes médicas dos EUA não recomendam o tratamento com as substâncias e o NIH (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos) não defende o uso fora de pesquisas clínicas.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)