(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Mick Jagger e Will Smith fazem live para ajudar Índia

O vocalista dos Rolling Stones e ator de Hollywood participam neste domingo, 3, de transmissão para arrecadar fundos para vítimas do novo coronavírus


postado em 02/05/2020 14:31 / atualizado em 02/05/2020 19:38

Mick Jagger e Will Smith participarão de live com atores da indústria de cinema da Índia para ajudar vítimas da COVID-19(foto: Alberto PIZZOLI/AFP e Gabriel BOUYS/AFP)
Mick Jagger e Will Smith participarão de live com atores da indústria de cinema da Índia para ajudar vítimas da COVID-19 (foto: Alberto PIZZOLI/AFP e Gabriel BOUYS/AFP)

O ator norte-americano Will Smith e a lenda do rock Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, estão entre as estrelas internacionais e de Bollywood que participarão de uma Live de quatro horas, neste domingo (03/05), com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar a combater a COVID-19 na Índia. O capitão da equipe nacional de críquete, Virat Kohli, assim como os atores Priyanka Chopra e Shah Rukh Khan, estão entre as celebridades indianas que vão se apresentar, ou ler mensagens direto de suas casas.


Organizado por Karan Johar e Zoya Akhtar, diretores de Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, o programa será transmitido ao vivo pelo Facebook. O objetivo é arrecadar milhões de dólares para cerca de 100 organizações que fornecem serviços essenciais e alimentação durante a pandemia.




Esse dinheiro é necessário para ajudar "todos aqueles que não têm emprego, ou casa, e que não sabem onde vão conseguir sua próxima refeição", explicaram os organizadores.


População em risco

O confinamento imposto a 1,3 bilhão de indianos em 25 de março - e que deve durar até pelo menos até 17 de maio - deixou milhões de trabalhadores em risco e atingiu duramente a terceira maior economia da Ásia.


Milhões de trabalhadores rurais estão presos nas cidades, com quase nada para viver e se alimentar. Neste sábado (02/05), foram organizados trens para levá-los de volta para suas cidades e povoados de origem.




Restrições rigorosas devem permitir manter novos casos de coronavírus em um nível relativamente baixo no segundo país mais populoso do mundo. São 37.335 casos de contágio e 1.218 mortes, com 2.000 novas infecções nas últimas 24 horas.


Especialistas advertem que este balanço pode ser muito maior, diante da falta de testes de detecção e da coleta atualizada de dados.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)