(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Animais reaparecem em parque da Guatemala durante quarentena

Bichos foram flagrados por câmeras ao aproveitarem a ausência de turistas devido às medidas de isolamento para conter a COVID-19


postado em 01/05/2020 22:30 / atualizado em 01/05/2020 23:10

Animais foram flagrados no Parque Nacional El Mirador, em Petén, na Guatemala(foto: AFP)
Animais foram flagrados no Parque Nacional El Mirador, em Petén, na Guatemala (foto: AFP)

Jaguares, veados e antas foram flagrados por câmeras instaladas em um parque nacional do departamento de Petén, na Guatemala, durante o confinamento social por causa do novo coronavírus. Em várias cidades do mundo que adotaram medidas de restrições para conter o avanço da COVID-19 têm sido registradas imagens de animais retornando a áreas com a ausência de moradores e turistas.


"Devido à falta de pessoas entrando no parque, animais são observados com mais frequência, os mamíferos grandes, como onças-pintadas, pumas, antas e veados", disse  Gabriel Urruela, guarda do Parque Nacional El Mirador, em Petén.




Nas imagens, compartilhadas pelo Conselho Nacional de Áreas Protegidas (Conap) da Guatemala, os animais andam sem medo e muitos se aproximam de bebedouros para matar a sede. Também são vistas numerosas aves. O Conap também divulgou cenas de golfinhos nando livrimente em áreas de grande circulação de visitantes no 




A Guatemala mantém um toque de recolher parcial desde 22 de março para conter a propagação da Covid-19. Segundo dados oficiais, o país registrou esta semana cerca de 600 infecções e 16 mortos.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)