(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRANSPORTE NAVAL

Marinha do Brasil lança aplicativo para monitorar viagens de embarcações

O aplicativo deixa as viagens a bordo mais seguras e torna mais fácil a localização da embarcação, se for preciso prestar socorro


18/09/2023 18:29 - atualizado 18/09/2023 18:29
432

Lançamento do aplicativo da Marinha do Brasil, o NAVSEG
Antes de sair do ponto inicial, o condutor deve registrar um plano de viagem e compartilhá-lo. Com isso, não é mais necessário emitir o aviso de saída (foto: Reprodução/ Agência Marinha de Notícias)
A Marinha do Brasil lançou o aplicativo NAVSEG, que permite que as viagens em embarcações sejam monitoradas pela instituição, facilitando a localização do condutor e dos passageiros em situações de perigo. É possível encontrar a ferramenta nas plataformas Android e IOS, e o download é gratuito.  
O app foi lançado no dia 7 de setembro e foi divulgado nessa quarta-feira (13/9). Porém, em Minas Gerais, a divulgação aconteceu mais tarde, nesta segunda (18/9). O NAVSEG funciona utilizando dados enviados pelo condutor da embarcação, por meio da rede de telefonia celular. A posição da embarcação é transmitida a cada 15 minutos para os sistemas de monitoramento da Marinha. 

Antes de sair do ponto inicial, o condutor deve registrar um plano de viagem e compartilhá-lo. Com isso, não é mais necessário emitir o aviso de saída, documento em que consta o percurso da embarcação previsto nas normas da autoridade marítima.
 
O público-alvo do aplicativo consiste, principalmente, em embarcações de esporte e recreio, como lanchas, veleiros e iates, mas também contempla barcos de pesca, turismo náutico e transporte comercial, seja de carga ou de passageiros. 
Além da Marinha, os clubes náuticos e marinas cadastrados no aplicativo também recebem notificações automáticas por email, com informações do início e da conclusão da viagem. A iniciativa é da Diretoria de Portos e Costas, com apoio do Centro de Análises de Sistemas Navais e parceria com o Ministério do Turismo

*Com informações da Agência Marinha de Notícias
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)