(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE SOB POEIRA

Nuvem de poeira de minério volta a encobrir Congonhas e revolta moradores

Fenômeno é causado pelo pó proveniente das atividades de mineradoras na região; problema é intensificado pelo tempo seco


13/07/2023 15:55 - atualizado 14/07/2023 13:40
432

Uma nuvem de poeira voltou a encobrir o céu da cidade histórica de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, nesta quinta-feira (13/7). O fenômeno é causado pelo pó de minério das atividades de mineradoras na região. Além do incômodo, ao se juntar ao tempo seco o episódio pode trazer malefícios para a saúde da população. 
Sandoval Souza, diretor de meio ambiente e saúde da União de Associações Comunitárias de Congonhas, afirmou, em entrevista ao Estado de Minas, que desde 2008 o fenômeno tem se tornado cada vez mais longo e contínuo. O líder comunitário credita a piora às atividades das mineradoras. 


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, foi solicitado que as atividades nas mineradoras fossem paralisadas de forma temporária e as ações de mitigação e controle ambiental intensificadas até a normalização do clima. “Além disso, a equipe de fiscalização está tomando todas as providências cabíveis
 
Nuvem de poeira de minério encobre Congonhas
Moradores acreditam que fenômeno tem se tornado cada vez mais longo e contínuo (foto: União de Associações Comunitárias de Congonhas / Hugo Cordeiro / Divulgação)

 
Em 2021, o fenômeno durou cerca de 4h, sendo necessário acionar o Ministério Público de Minas Gerais para pedir punição às secretarias de meio ambiente municipal e estadual. 
 
Por nota a Vale informou que, diante do alerta da possibilidade de ciclones e fortes ventos na região de Congonhas, emitido pelo Centro de Controle Ambiental da empresa, na manhã desta quinta-feira paralisou, de forma preventiva e em atenção às comunidades, as operações nas minas de Viga e Fábrica. "A ação faz parte do Plano de Mitigação de Poeira e Ações Emergenciais da empresa, devidamente protocolado na Prefeitura de Congonhas. Além do monitoramento da qualidade do ar da região, a Vale intensifica nos períodos de seca os controles operacionais para redução de material particulado, como umectação de vias, proteção de taludes e aspersão fixa, entre outros." 
 
Já a CSN, que também opera na região, explicou que tem feito uma séria de ações para reduzir a emissão de particulados de minérios, como a umectação de vias, aspersão de pilhas e utilização de polímeros.  "Nesta época do ano, as ações são ainda mais intensificadas, em função da possibilidade de ocorrerem ventos fortes. No dia de hoje, por exemplo, foram registrados ventos anormais, de quase 50Km/h, o que pode acarretar uma maior movimentação de particulado, apesar de todas as medidas preventivas tomadas pela Companhia", disse. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)