(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Meningite C: BH retoma vacinação de maiores de 16 anos nesta segunda (8/5)

Vacina contra meningite C está disponível em todos os postos de saúde até 30 de julho; PBH segue vacinação dos públicos já convocados


08/05/2023 10:32 - atualizado 08/05/2023 10:45
432

paciente recebendo vacina
Pessoas acima de 16 anos podem se vacinar contra meningite C em Belo Horizonte (foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

A partir desta segunda-feira (8/5), pessoas acima de 16 anos podem procurar os postos de saúde de Belo Horizonte para receber a vacina contra Meningite C (Meningocócica C). O imunizante estará disponível até 30 de julho.

A ampliação do público e prorrogação do calendário vacinal segue orientação da Secretaria de Estado de Saúde. O imunizante continua disponível para crianças, adolescentes e trabalhadores da área da saúde que ainda não foram imunizados.

As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde da capital. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Vale ressaltar que a aplicação é temporária, e é necessário ter cadastro na unidade escolhida. O registro pode ser feito na chegada ao local.


Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Em Belo Horizonte, conforme dados parciais, foram registrados quatro casos de meningite C e dois óbitos.

"É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da COVID-19 e da gripe", ressaltou a PBH por meio de nota.

Meningite


A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), caracterizada por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. O sorogrupo mais frequente no país é o C, e, por isso, a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da Criança, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C diminuiu quase quatro vezes.

Entre os sintomas da doença está, principalmente, a rigidez na nuca - quando a pessoa não consegue encostar o queixo no tórax, não por dor, mas por rigidez. Além disso, febre, dor de cabeça, mal-estar, náusea e vômitos, sensibilidade à luz, dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga, manchas na pele, respiração rápida e calafrios são indícios de meningite.

Além da letalidade, as sequelas da doença também podem causar preocupações. Entre elas estão surdez, alterações neurológicas, amputação de membros e cicatrizes na pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)