(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

COVID-19: Minas recebe remessa de CoronaVac, após falta do imunizante

Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG) informou que lote com 85.510 doses chegou nesta sexta (18/11); vacina é destinada para as crianças de 3 e 4 anos


18/11/2022 12:34 - atualizado 18/11/2022 12:57

Na foto, profissional da saúde segura seringa e vacina contra a Covid-19
Segundo a SES-MG, a distribuição para a Unidade Regional de Saúde (URS) BH e para a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) da capital mineira também ocorrerá nesta sexta-feira (18/11) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG) informou que recebeu, nesta sexta-feira (18/11), 85.510 doses da vacina CoronaVac para a imunização de crianças de 3 e 4 anos, do Ministério da Saúde. A ação ocorre após o estado mineiro confirmar a falta do imunizante contra a COVID-19 em vários municípios, incluindo Belo Horizonte. 

Segundo a SES-MG, a distribuição pra Unidade Regional de Saúde (URS) BH e para a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) da capital mineira também ocorrerá hoje. Para as demais URS, elas serão enviadas na próxima semana. 

carência do imunizante preocupou os pais que levaram os filhos aos postos de saúde para se vacinar e não obtiveram sucesso. Com o crescimento de casos da doença e internações, muitos deles acreditam que a imunização é uma forma de fortalecer a imunidade das crianças contra o vírus.  

Em nota, os órgãos de saúde municipal e estadual disseram que a ausência de vacinas estava relacionada à falta de repasses do Ministério da Saúde. Ontem, BH também ampliou a vacinação para crianças de 6 meses a dois anos com comorbidade. 

Novos lotes de vacinas chegarão na próxima semana 

De acordo coma SES-MG, outra remessa com 250.004 doses está prevista para chegar na próxima segunda-feira (21/11). Desse total, 200.004 são Pfizer adulta, destinadas à aplicação para a população a partir de 12 anos. Outras 50 mil são da Pfizer pediátrica, destinadas à aplicação de crianças de 5 a 11 anos.  

Após as chegadas, as doses serão levadas à Central Estadual da Rede de Frio,  onde todas as vacinas serão acondicionadas, conferidas e separadas antes de serem enviadas para as URS. Além disso, a distribuição será feita de acordo com a demanda de cada município. 
Durante coletiva feita na tarde de ontem, a PBH anunciou que seguia sem previsão para vacinar o público de 17 a 39 anos com a quarta dose contra a COVID-19, por causa da falta de envio do imunizante pelo Ministério da Saúde. Em nota, a SMSA informou que o quantitativo e quando as doses serão recebidas ainda não foram repassadas pelo Estado. 

Vacinômetro 

Segundo o vacinômetro de Minas, divulgado nesta sexta, 50.806.086 vacinas já foram aplicadas no estado, sendo que 88,26% dos mineiros receberam a primeira dose e 83,45% tomaram a segunda dose. Já a terceira dose e primeira dose de reforço teve 63,58% de adesão, enquanto a quarta ou segunda dose de reforço teve 41,97%.

Em relação à cobertura vacinal pediátrica, 1.519.918 crianças, com idade entre 3 e 11 anos, já tiveram a primeira dose aplicada. Já a segunda dose foi tomada por apenas 45,16% dessa população, o que representa 1.091.998.
 
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)