
Entre as ações, estão a remoção de resíduos, limpeza de bocas-de-lobo, fiscalização e campanhas educativas. Segundo o gerente de Limpeza Urbana de Venda Nova, Clarício Tolentino, 'será um verdadeiro pente-fino na região'.
Os garis da SLU farão raspagem, capina e remoção de resíduos nas sarjetas e nos canteiros centrais. Enquanto os fiscais da Prefeitura farão abordagens, notificando e autuando infratores nos casos de obstrução de passeios, disposição de lixo fora do dia e horário de coleta e descarte irregular de resíduos.
Já a abordagem em estabelecimentos comerciais como açougues, sacolões, clínicas e laboratórios será feita pelos agentes da Vigilância Sanitária, para controlar irregularidades relacionadas ao acondicionamento e destinação de resíduos. Segundo a PBH, essas fiscalizações terão apoio da Guarda Municipal e dos garis da SLU, caso haja apreensão de algum material irregular.
Além dessas ações, uma campanha educativa será comandada por mobilizadores sociais da SLU, orientando os moradores e comerciantes sobre como acondicionar corretamente o lixo, os dias e horários da coleta domiciliar, como participar da coleta seletiva, utilizando os Pontos Verdes da região, além de divulgar as Unidades Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), alternativa correta para o descarte de resíduos não recolhidos pelos caminhões da SLU.
