(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FERIADO

BH: veja como funciona o comércio no feriado de Nossa Senhora da Boa Viagem

Feriado municipal de Nossa Senhora da Boa Viagem terá alguns setores fechados, como de alimentos, automóveis e materiais de construção; CDL divulgou lista


08/08/2022 18:57 - atualizado 08/08/2022 19:34
432

Comércio em BH
Celebrado em BH no dia 15 de agosto, feriado de Nossa Senhora da Boa Viagem ocasiona mudanças no comércio da capital (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
O comércio está autorizado a funcionar no feriado municipal de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira, na próxima segunda-feira (15/8).

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) divulgou hoje (8/8) a lista de setores que não estão autorizados a funcionar, como atacado e varejo de produtos alimentícios, automóveis e acessórios e materiais de construção.

 

A Assunção de Nossa Senhora é comemorada no dia 15 de agosto pela Igreja Católica, porém, não é feriado no Brasil. A data celebra Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de BH.

 

A nota à imprensa da CDL também lista as regras a serem adotadas pelos lojistas que decidirem abrir as portas no feriado. Dentre elas, em relação aos funcionários, a jornada de oito horas, com mínimo de uma hora de intervalo, o  pagamento de hora extra com adicional de 70% do salário e a concessão de folga compensatória em até 60 dias.

 

Setores que não poderão funcionar

 

A entidade destaca que as regras para funcionamento neste feriado seguem a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023. Os estabelecimentos de setores que não forem abrangidos por ela deverão seguir os respectivos sindicatos. Segundo a CDL, não podem funcionar os setores de:

 

 

  • comércio atacadista;
  • comércio atacadista e varejista de gêneros alimentícios;
  • comércio atacadista de tecidos vestuário e armarinho;
  • comércio varejista de maquinismos, ferragens, tintas e material de construção;
  • comércio varejista de automóveis e acessórios.

 


No caso dos shoppings, a jornada de trabalho deverá ocorrer no horário das 14h às 20h, exceto os shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden, que deverão seguir o horário das 10h às 16h.

 

Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas), por sua vez, definiu que as empresas da capital e da região metropolitana só poderão funcionar no feriado se estiverem em dia com a Taxa de CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) dos últimos dois anos.

 

Para solicitar o Certificado de Regularidade, é necessário entrar em contato pelo número (31) 98883-0199 (WhatsApp) ou o e-mail qualidade@sindilojasbh.com.br.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)