(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIMPEZA URBANA

Garis usam técnicas de rapel na limpeza do Ribeirão Arrudas

Operação começou na manhã desta segunda-feira (8/8) e é acompanhada pelo Corpo de Bombeiros. Expectativa é que mais de 60 toneladas de lixo sejam recolhidos


08/08/2022 15:47 - atualizado 08/08/2022 16:08

Garis, equipados com uma corda, retirando lixo do Ribeirão Arrudas
Garis usam técnicas de rapel para recolher lixo do Ribeirão Arrudas (foto: Rodrigo Clemente/PBH)

Na manhã desta segunda-feira (8/8) a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), de Belo Horizonte, iniciou o trabalho de limpeza do Ribeirão Arrudas. A operação está prevista para acontecer até o fim de agosto, partindo da Avenida dos Andradas, próximo ao Boulevard Shopping, até um trecho localizado no bairro Alto Vera Cruz, na região leste da capital.

De acordo com a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, a limpeza do Ribeirão mobiliza 16 garis e conta com o suporte do Corpo de Bombeiros devido a complexidade do serviço que exige profissionais treinados em técnicas de rapel. A SLU, também, deslocou sua equipe de segurança no trabalho para o local.

“Eles (Garis) precisam descer da pista da avenida dos Andradas até o leito do rio, percorrendo uma altura de aproximadamente sete metros, recolher o lixo e transportá-los até a avenida, para que depois sejam colocados no caminhão e levados até o aterro sanitário”, explica Erika.

Ao longo do mês de agosto os garis irão trabalhar em revezamento, e a expectativa é que mais de 60 toneladas de lixo sejam recolhidos do Ribeirão Arrudas. Todo o material será levado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

Chuva e Educação

A limpeza antecede a estação chuvosa de Belo Horizonte que acontece entre os meses de outubro a março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Historicamente, o Ribeirão Arrudas tem causado problemas na região em períodos de fortes chuvas.

Erika argumenta que a operação traz uma perspectiva de minimizar os impactos em situações eventuais de transbordamento. “A limpeza contribui para que a água possa ser canalizada com mais facilidade, evitando obstruções ao longo da rede de drenagem”, ela frisa.

A chefe dos serviços de limpeza urbana, completa dizendo que é necessário a colaboração de todos para a manutenção do Ribeirão Arrudas. Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) recebem, gratuitamente, o lixo que não é recolhido pela coleta convencional. Cada cidadão pode destinar até 1m³ de resíduo por dia para as URPVs.
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Diogo Finelli.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)