(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRAZÓPOLIS

Observatório registra passagem de meteoro brilhante pelo Sul de Minas

Observatório do Pico dos Dias divulgou na terça-feira (5) imagens de um meteoro brilhante que passou pelo céu de Brazópolis, no Sul de Minas


06/07/2022 13:52 - atualizado 06/07/2022 14:31

Imagem de meteoro captado pelo Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis
Imagem de meteoro captado pelo Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (foto: Divulgação/Observatório do Pico dos Dias)
O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, no Sul de Minas, divulgou na terça-feira (5) o registro de um meteoro brilhante que passou pela região na noite de 4 de julho.

Apesar de ser considerado um evento astronômico comum, uma imagm nítida como a captada pelas câmeras do observatório é muito difícil, segundo o coordenador Saulo Gargaglioni.

LEIA TAMBÉM - Meteoro explode no céu das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Uma das câmeras que fez a foto é do modelo All Sky, que consegue captar todo o céu com uma lente olho de peixe. Outros equipamentos ajudaram a gravar o momento.

"A imagem dessas câmeras combinada com a imagem de outras câmeras do programa de monitoramento de meteoros da rede Exoss, em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), pode determinar a trajetória, altura, velocidade e o possível local que esse meteoro pode ser caído", explicou o coordenador.

Conforme Gargaglioni, câmeras posicionadas a 60 km podem oferecer informações detalhadas a partir de cálculos matemáticos.

LEIA TAMBÉM - Meteoro: população relata sustos e desinformação após explosão no céu

O que causa um meteoro?


Meteoro é um evento luminoso provocado pela entrada de um corpo celeste na atmosfera da Terra. O objeto se desintegra durante a passagem e causa o brilho visto no ceu à noite.

Os fragmentos do meteoro, também conhecidos como meteoritos, às vezes são coletados no solo terrestre.

"Estes efeitos brilhantes podem ocorrer na atmosfera diariamente, porém a maioria dos eventos não são registrados nos céus devido à ocorrência diurna e em regiões isoladas", diz Saulo.

As imagens captadas estão sendo analisadas pelo Observatório Pico dos Dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)