(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VEJA O VÍDEO

Meteoro explode no céu das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Apesar do clarão e do som da explosão terem assustado moradores de várias cidades, não houve ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros sobre danos


15/01/2022 10:21 - atualizado 15/01/2022 17:31

Meteoro no céu de Minas
Luz e som da explosão foram vistos em várias cidades de Minas Gerais (foto: Reprodução/Ivan Soares/Obs IDS/Bramon)
Um meteoro explodiu no céu da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba e chamou a atenção de moradores na noite desta sexta-feira (15/1). Apesar do clarão e do som da explosão terem assustado a população de várias cidades, não houve ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros sobre danos por uma possível queda no solo.



A explosão ocorreu por volta das 21h da noite dessa sexta, e foi sentida com mais intensidade em cidades Perdizes, Santa Juliana, Pedrinópolis, Patos de Minas e Iraí de Minas. A reportagem entrou em contato com moradores dessas cidades, sendo que em Perdizes há relatos de um barulho tão forte, que parecia ter havido colisão na própria cidade.

Segundo informações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), ainda não há registros de que algum pedaço tenha tocado o chão. “Em resumo, chamamos de meteoro por não haver fragmentos encontrados. Se tivesse essa queda (confirmada), chamaríamos de meteorito,” disse o responsável pelo observatório IDS em Patos de Minas, Ivan Soares.

O especialista, que faz parte da rede Bramon, ainda explicou que, com os primeiros levantamentos, o meteoro pode ter explodido a mais de 20 quilômetros do solo e que se houver fragmentos, ele pode ter caído em uma extensa área entre as cidades de Patrocínio, Araxá e Uberlândia.

“Ele começou a queimar muito alto. Se houver fragmento, ele ainda viajou, por alguns segundos, uma distância de aproximadamente 100 quilômetros daquele ponto da explosão”, explicou.

Casos de meteoros que invadem a atmosfera são comuns, segundo Soares, mas esta explosão da noite de sexta é considerada incomum pela intensidade do brilho e do som.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)