(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRIÂNGULO MINEIRO

Vídeo: onça-preta é vista durante colheita de milho em fazenda de Minas

'Situação mais linda do mundo', disse trabalhador rural que gravou vídeo do animal correndo na plantação. Segundo o Ibama, espécie está ameaçada de extinção


24/06/2022 16:40 - atualizado 24/06/2022 19:40

Um vídeo de uma onça-preta, também conhecida como pantera negra, correndo em meio a uma plantação de milho circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp. O animal foi gravado ontem (23/6) por Leandro Feruzo, trabalhador rural que atuava na colheita de milho em uma fazenda de Planura, município de 12 mil habitantes no Triângulo Mineiro.
 
Leandro, que atua em empresa voltada para compra e venda de silagens, considerou a oportunidade de ver o animal como “a situação mais linda do mundo”.
 
“Ela saiu do meio da lavoura que estávamos colhendo. Eu fiquei maravilhado com essa aparição. Eu jamais tive a oportunidade de ver um animal raro como esse na natureza. Foi emocionante”, declarou, em entrevista ao Portal de Frutal.
 
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a onça-preta, que é uma onça-pintada com melanismo, integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

A onça-preta é considerada uma onça-pintada com melanismo
A onça-preta é considerada uma onça-pintada com melanismo (foto: Reprodução)


O animal é protegido pela Convenção Internacional sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).
 

Plantação de cana

 
Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, a onça-preta pode ser encontrada no Brasil em cerrados, matas atlânticas e ciliares.

Plantações de canaviais têm ajudado na reprodução de onças. “Isso porque essa cultura é de ciclo longo. Então, dá tempo delas se reproduzirem. Essa é uma das vantagens do plantio de cana”, considerou Maria.
 
Por outro lado, a bióloga chamou a atenção para a aproximação das onças às áreas habitadas. “Tem ocorrido um grande problema que é a aproximação desses animais perto de casas e sítios. Temos muitos relatos de moradores de Planura e Colômbia, de avistamentos de onças”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)