(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Cartão-postal

Desassoreamento da Lagoa da Pampulha será retomado em setembro

Prefeitura de Belo Horizonte abriu, nesta quarta-feira (22/6), licitação para contratar empresa que fará o serviço, paralisado desde setembro do ano passado


22/06/2022 11:23 - atualizado 22/06/2022 14:30

Água da Lagoa da Pampulha apresenta cor esverdeada, garça sobrevoa lagoa
Reportagem do Estado de Minas registrou água de cor esverdeada, perto da Igrejinha da Pampulha (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Nove meses após o fim do contrato com a empresa que fazia o desassoreamento da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, a prefeitura abriu licitação para contratar novo responsável pelo serviço. Iniciados em 2018, os trabalhos foram interrompidos em setembro do ano passado. O edital foi publicado nesta quarta-feira (22/6) no Diário Oficial do Município (DOM).

O resultado do certame está previsto para 6 de julho, mas os trabalhos só devem ser retomados dois meses depois. De acordo com a prefeitura, o valor teto dos serviços licitados é de R$ 60.793.655,74. O prazo de vigência do contrato é de 24 meses contados a partir da primeira assinatura entre a administração municipal e a empresa vencedora da licitação, “com cláusula de renovação de até 60 meses, dada a natureza continuada dos serviços”, explicou a PBH em nota.

A prefeitura informou, ainda, que já foram investidos cerca de R$ 37,5 milhões nos serviços de desassoreamento com a retirada de aproximadamente 520 mil metros cúbicos de sedimentos e resíduos do fundo de manancial.

Manchas verdes denunciam poluição na lagoa


Em 2 de junho, a reportagem do Estado de Minas mostrou que manchas verdes apareceram na superfície da Lagoa da Pampulha. O cenário denuncia o grau de poluição da água, causada pela concentração de esgoto no manancial. 

A cor esverdeada, segundo especialistas, é causada pelo processo de eutrofização, ou seja, quando há acúmulo de matéria orgânica proveniente do esgoto. A quantidade de oxigênio dissolvido na água diminui, causando a morte de seres vivos e a proliferação de cianobactérias na superfície.
 
Segundo Felipe Gomes, engenheiro e ambientalista, existem quatro classificações de qualidade da água. Atualmente, a Lagoa da Pampulha está no nível 3 de classificação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que vai de 1 (mais limpa) a 4 (mais contaminada). Com isso, é vedado o acesso à água pela população e seu uso para abastecimento da cidade.
 
Ver galeria . 5 Fotos Desassoreamento da Lagoa da PampulhaGladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Desassoreamento da Lagoa da Pampulha (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)