(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAIS FRIO

Frente fria se aproxima de Minas, trazendo chuva e queda nas temperaturas

Frente fria vai se alastrar pelo estado no fim de semana. Mínima é de 3ºC na Serra da Mantiqueira. Temperaturas devem cair ainda mais na semana que vem


09/06/2022 17:29 - atualizado 09/06/2022 22:59

Foto panorâmica de Belo Horizonte coberta por nuvens
A umidade do ar aumenta, com possibilidade de chuva leve já nesta sexta-feira em Belo Horizonte e chuvas isoladas no final de semana (foto: Edésio Ferreira)

Uma frente fria está se aproximando da Região Sudeste do Brasil e deve causar uma queda acentuada nas temperaturas em Minas Gerais a partir do fim de semana. A umidade do ar também aumentará, com possibilidade de chuva leve já nesta sexta-feira em Belo Horizonte e chuvas isoladas nos dias seguintes.

Nesta sexta-feira (10/6), a mínima em Belo Horizonte é de 14ºC, com máxima de 26ºC. A previsão é de céu nublado e há possibilidade de chuva leve pela noite.

No Sul de Minas, Zona da Mata e Campo das Vertentes, a previsão é de chuva forte entre quinta e sexta-feira (10/6). No fim de semana, as temperaturas caem, e a chance de chuva diminui.

Fim de semana de frio

Atrás da frente fria, chega uma massa de ar polar vinda do sul, que deve causar uma queda acentuada da temperatura. A previsão é de vento forte, em especial pela manhã, que aumenta a sensação de frio.

O frio acometerá as regiões do Sul de Minas e Triângulo Mineiro já neste sábado. A partir do domingo, alastra-se pelo estado, com possibilidade de geada no Sul.

A mínima será de 3ºC na Serra da Mantiqueira. Em Belo Horizonte, as temperaturas devem ficar entre 15ºC e 24ºC no domingo, com previsão de chuva fraca, isolada e ocasional. A umidade relativa do ar esperada é de 90% pela manhã e 40% à tarde.

Na semana que vem, as temperaturas caem ainda mais no estado. A partir de terça-feira, os termômetros marcarão 12ºC em BH. Em Monte Verde, no Sul de Minas, a mínima será de 3ºC, com máxima de 14ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Massa polar e frente fria


Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, frente fria é uma região que separa duas massas de ar com características diferentes.

"Temos, agora, uma massa de ar quente atuando e uma massa de ar fria vindo do sul. A região que separa as duas massas é a frente fria, com pressão atmosférica baixa que favorece a formação de nuvens e ocorrência de chuvas", frisou.

"Já a massa de ar polar é uma massa de ar gelado, com milhares de quilômetros de distância. Essa massa polar está atuando agora na Argentina, passará pelo sul do Brasil e chega até o litoral sudeste", acrescentou.

De acordo com Ruibran dos Reis, a massa de ar deve trazer muita umidade do oceano Atlântico para o continente.


*Estagiário sob supervisão da subeditora Fernanda Borges


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)