![Carga de carvão se espalhou pela pista e obrigou a interdição completa do trecho(foto: Reprodução/ Redes Sociais) Imagem de caminhão com carga de carvão espalhada pela pista da BR-381, em Sabará-MG](https://i.em.com.br/IZKJUAcpjv7rbY7PI-8sYKaMcBc=/790x/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2022/05/28/1369657/imagem-de-caminhao-com-carga-de-carvao-espalhada-pela-pista-da-br-381-em-sabara-mg_1_120170.jpeg)
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito ficou lento nos dois sentidos. O tráfego de veículos foi retomado no sistema de pare/siga e a pista só foi liberada completamente por volta das 5h40. Não há informações sobre feridos no acidente.
A BR-381 no trecho que liga Belo Horizonte ao Espírito Santo é conhecida como “Rodovia da Morte” pela grande quantidade de acidentes. Ainda nesta semana, na última quinta-feira (26) uma carreta vazia e um caminhão carregado de minério se chocaram em acidente grave a menos de um quilômetro do tombamento deste sábado. Na ocasião, um dos motoristas teve de ser resgatado das ferragens do veículo e a carga espalhada pela pista deixou o trânsito caótico na região.
Problema antigo
A BR-381 é uma dor de cabeça frequente para quem precisa usar a estrada para se locomover em Minas. Especialmente no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, os buracos e interdições se somam a uma série de curvas sinuosas em uma combinação que rende muitos acidentes e um trânsito complicado.
A duplicação da BR-381 foi anunciada há quase 10 anos, mas sai do papel de forma fragmentada. Com trechos com pista simples e outros já expandidos, a rodovia é uma espécie de colcha de retalhos, com o cenário ainda piorado pelos constantes acidentes, bloqueios e obras.
Em matéria especial, o Estado de Minas percorreu os pontos mais críticos da estrada, que foram ignorados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em visita a Minas durante a semana, e mostrou as dificuldades enfrentadas diariamente pelos motoristas.