(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UBERLÂNDIA E ARAGUARI

Dois casos de hepatite aguda estão em investigação no Triângulo Mineiro

Crianças, uma de três meses e outra de quatro anos, têm suspeita da doença; uma delas está internada em Uberlândia, e outra foi transferida para São Paulo


27/05/2022 17:54 - atualizado 27/05/2022 18:18


Imagem da fachada do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Criança de Araguari está no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (foto: Divulgação/UFU)

Dois casos de possível hepatite aguda em crianças no Triângulo Mineiro estão em investigação nesse momento. As crianças são residentes das cidades de Uberlândia e de Araguari e têm 3 meses e 4 anos de idade. Um delas foi transferida para hospital na cidade de São Paulo (SP).
 
As confirmações das investigações vieram das secretarias de Saúde Municipal e Estadual. Em Uberlândia, a pasta informou por meio de nota que a Vigilância Epidemiológica (Vigep) identificou os dois casos suspeitos de hepatite aguda desconhecida em crianças por meio de internações no Município.
 
"A Vigep realizou todos os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a notificação das suspeitas. Por se tratar de casos prováveis de Hepatite de Etiologia a Esclarecer, cuja causa ainda é desconhecida pela comunidade científica internacional, a Vigep fez a coleta de amostras e encaminhou à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)".
 
A criança mais nova é de Araguari e segue internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Já a criança mais velha chegou a ficar internada no Hospital Santa Clara, mas foi transferida para um centro de referência em hepatologia pediátrica na cidade de São Paulo para acompanhamento e, se necessário, transplante de fígado.
 
A assessoria de comunicação da unidade privada de saúde explicou que na última terça-feira (24/5) a criança de 3 anos foi internada na UTI Pediátrica, encaminhada pela pediatra assistente, com diagnóstico de hepatite aguda grave. A história clínica do paciente revelou uma infecção leve de vias aéreas cerca de 20 dias atrás e vômitos seguida por icterícia (olhos e pele amarelados) há cerca de três dias. Os exames iniciais descartaram as causas infecciosas mais comuns da hepatite aguda e confirmaram um intenso e grave acometimento do fígado.
 
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) ficará responsável por dar andamento às análises sobre os casos. A secretaria municipal de Uberlândia reforçou que "ainda não há qualquer orientação ou resolução específica para a prevenção de casos de hepatite com origem desconhecida e aguarda novos posicionamentos do Ministério da Saúde e da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)". A nota municipal ressalta "que está acompanhando e prestando auxílio aos familiares dos pacientes".
 
Balanço
Nessa quinta-feira (26/5), o Estado também confirmou as suspeitas no Triângulo e fez um balanço da hepatite aguda em Minas Gerais. Há seis casos em investigação das cidades de Uberlândia, Araguari, Liberdade, Tiradentes e Montes Claros. Há três casos suspeitos em Juiz de Fora, Ibirité e Belo Horizonte. Foram descartados quatro casos, sendo dois em Montes Claros, um em Perdigão e um em Lagoa Santa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)