(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECADASTRAMENTO

BH: Prefeitura convoca beneficiários nascidos em junho para prova de vida

Aposentados e pensionistas terão entre o dia 1º a 30 de junho para fazer a prova em uma agência do Bradesco


27/05/2022 09:57 - atualizado 27/05/2022 10:28

Fachada da prefeitura de BH. Na foto é possível observar a placa indicando a prefeitura e a entrada do local
O beneficiário deverá fazer o procedimento em um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante garantindo que o recadastramento foi efetivado (foto: Rodrigo Clemente/PBH)
Os aposentados e pensionistas que recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e fazem aniversário em junho deverão fazer a prova de vida entre 1º a 30 de junho.

Para isso, é necessário comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do Banco Bradesco. 

O beneficiário deverá fazer o procedimento em um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante de recadastramento efetivado. 

Caso o servidor não tenha a biometria cadastrada ou, por alguma razão, não consiga fazer a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento, ele deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

Segundo a PBH, a prova de vida é realizada até o fim do ano e cada servidor deve ir presencialmente ao banco no mês de nascimento. Não é necessário o comparecimento de servidores que fizeram aniversários em 2022 nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Nesses casos, eles terão obrigatoriedade somente em 2023. 

A prefeitura recomenda que os beneficiários se dirijam a uma unidade bancária entre os dias 11 e 25 de junho, pois é o período em que a circulação de pessoas nesses espaços é menor.  A previsão é que 1,68 mil beneficiários realizem o procedimento nesta segunda chamada.

Ao longo do ano

Suspenso desde março de 2020 em razão da pandemia de COVID-19, o processo foi reativado em maio após a vacinação da maior parte da população e a estabilização dos indicadores epidemiológicos e assistenciais.

A realização do recadastramento é obrigatória. O objetivo é confirmar que o aposentado/pensionista da Prefeitura está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros. Ao todo, a Prefeitura conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas.

Aposentados e pensionistas que fazem aniversário em maio

Os nascidos no mês de maio têm até a próxima terça-feira (31/5) para comparecer ao banco. A PBH informou que o aposentado ou pensionista que não efetuar a prova de vida até o último dia do mês de aniversário terá o pagamento do benefício suspenso até que regularize sua situação. O pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Exceções

A prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco nas situações relacionadas abaixo: 
  • Se for pensionista menor de 18 anos.
  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas.
  • Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo.
  • Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo.
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial.
  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
Nesses casos, é necessário consultar o Portal da PBH para mais informações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)