(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FILHOTE DE ARARA AZUL

Segundo filhote de arara-azul-grande nasce no Zoológico de BH

A espécie vulnerável foi considerada ameaçada de extinção até 2014; ave é alimentada pelos pais com a mistura de ração com frutas


19/05/2022 17:50 - atualizado 19/05/2022 18:46

Uma pessoa segura um filhote de arara-azul-grande. A ave é pouco maior que as mãos
Segundo filhote de arara-azul-grande nasce no Zoológico de BH (foto: Divulgação/Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica)
O Zoológico de Belo Horizonte conta com um novo integrante de arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus). A espécie, que já foi considerada ameaçada de extinção até 2014, atualmente é classificada como vulnerável, segundo critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
 
O filhote nasceu no dia 29 de março e permanece no ninho. A ave é alimentada pelos pais com a mistura de ração com frutas, transformada em uma papinha. Seu desenvolvimento será acompanhado pela equipe técnica do Zoológico até que o filhote adquira a independência.

Esse é o segundo filhote da espécie que nasce sob os cuidados do zoológico. O primeiro, uma fêmea, nasceu em dezembro de 2019 e permaneceu por cerca de 10 meses com os pais. Segundo a gerente da Seção de Aves do Zoo, Márcia Procópio, durante esse período foi possível observar as intervenções dos pais, que ensinaram as variações na vocalização e a escolha dos alimentos.

Primeiro filhote de arara-azul-grande do casal já com toda a plumagem azul e olhos e papo amarelos
O primeiro filhote nasceu em dezembro de 2019 (foto: Suziane Fonseca/FPMZB)


O casal, pais dos dois filhotes, tem aproximadamente 19 anos. O macho veio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), seção de Minas Gerais. A fêmea era de um criatório do Maranhão e, quando chegou, já apresentava incapacidade de voar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)