(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRIPE, COVID E SARAMPO

Moradores de BH aproveitam Dia das Mães para se vacinarem em shoppings

Estratégia da prefeitura, pontos montados em shoppings da capital atraem consumidores que aproveitaram para se vacinar em meio às compras da data comemorativa


07/05/2022 14:42 - atualizado 07/05/2022 20:01

Frasco de vacina com seringa na mão de enfermeira
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/05/06/interna_gerais,1364775/covid-gripe-e-sarampo-bh-tera-sabado-de-vacinacao.shtml (foto: Jair Amaral EM/D.A. Presss)
O sábado (7) de vacinação tripla em Belo Horizonte foi movimentado em Belo Horizonte. Pontos de imunização contra gripe, sarampo e COVID foram instalados em shoppings da capital e conseguiram atrair quem foi às compras para o Dia das Mães. No Shopping Cidade, Centro da Capital, idosos e crianças, principais públicos-alvo da campanha, garantiram a proteção.

Foi o caso do publicitário Cláudio Santos, de 36 anos. Ele foi ao shopping com a esposa Fabiana para escolher presentes de Dia das Mães e ainda levou o filho Bernardo, de três anos, para garantir a proteção dupla contra a gripe e o sarampo.

“Ele já tomou uma dose de sarampo com um ano e meio e agora está tomando o reforço e a vacina contra a Influenza. Estamos aproveitando porque durante a semana fica mais difícil pelo horário de trabalho e de escola e também porque temos que comprar o presente de dia das mães, então já aproveitamos”, disse o publicitário que ressaltou a segurança de aplicar os dois imunizantes: “não tem problema nenhum, a orientação é vacina e prevenir”, conclui.
 
Criança recebe vacina no braço sentado no colo da mãe
De uma vez só: no colo da mãe, Bernardo recebeu vacinas contra gripe e sarampo (foto: Jair Amaral EM/D.A. Presss)
 

O pequeno Bernardo teve a companhia de Pietro, também de três anos, que foi levado para receber a vacina contra a gripe no mesmo ponto de imunização. A mãe, Juliana Ribeiro Batista, de 39 anos, salientou que não perde as campanhas e sempre leva o filho para se prevenir de doenças.

“Eu vim me vacinar contra a gripe e o Pietro também, a do sarampo ele já tomou antes. Nós não podemos esquecer da importância das vacinas. A gente vê muitas pessoas indo contra, mas eu não perdi a minha mãe devido a vacinação da COVID. Ano passado, eu não tomei a da gripe e tive gripe, então a gente precisa se precaver, aproveitar todas as campanhas. Não tem risco nenhum para a saúde e quando for liberada a da COVID para a idade dele, o pediatra dele já me orientou a dar também”, disse a assistente de relacionamento.
 
Criança segura braço vacinado no colo da mãe
Mãe e filho: Pietro e Luciana se vacinaram contra a gripe (foto: Jair Amaral EM/D.A. Presss)
 

Crianças de seis meses a 5 anos podem receber a vacina contra a gripe e sarampo. A proteção contra a Influenza também inclui idosos de 60 anos ou mais. Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, forças de segurança, salvamento e armadas, caminheiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário estão aptos a receber ambas as doses.

No caso da proteção contra a COVID, todos os grupos já convocados podem receber a vacina, seja na primeira, segunda, reforço ou quarta dose.

A auxiliar de apoio à inclusão, Célia Maria do Nascimento, de 67 anos, fazia compras com a irmã no Shopping Cidade quando viu o ponto de vacinação e aproveitou para ficar em dia com a campanha contra a COVID. Ela avaliou positivamente a ação da prefeitura ao ampliar os pontos de imunização.

“Não estava planejando porque eu nem sabia que estava aqui, mas aproveitei e tomei as duas vacinas, contra a gripe e a quarta dose contra a COVID. Achei ótimo porque eu e minha irmã viemos ao shopping e aproveitamos. Às vezes, no posto de saúde, eu como trabalho até as 18h, não consigo ir. Então acho importante ampliar os pontos de vacinação para atingir mais pessoas”, avaliou.


 
Célia, mulher de 67 anos, recebe a vacina
Célia fazia compras e aproveitou para ficar em dia com a vacina contra a COVID e a gripe (foto: Jair Amaral EM/D.A. Presss)
 
A professora aposentada Márcia Dias Ferreira, de 55 anos, reforça a fala de Célia. Ela também não planejava se vacinar, mas quando viu a oportunidade, não titubeou.

“Vim fazer uma compra, vi o posto de vacinação e lembrei que eu não fui vacinada ainda contra a gripe esse ano e aproveitei a ocasião”, conta. Ela ainda ressalta que a proteção contra a gripe é um ato de importância coletiva, relembrando sua experiência em salas de aula: “é muito importante para as crianças, para os professores, para as famílias, protege todo mundo”, conclui.
 
Márcia, mulher de 55 anos, recebe vacina contra a gripe
Professora aposentada, Márcia reforça importância das vacinas na sala de aula (foto: Jair Amaral EM/D.A. Presss)
 

A estratégia de ampliar os pontos de vacinação se mostra necessária pela baixa adesão da campanha contra a gripe e o sarampo na capital. De acordo com a prefeitura, a cobertura vacinal está em 18,7% para a gripe e 15,4% para o sarampo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% para gripe e 95% para o sarampo.

A campanha neste sábado vai até às 17h. Veja os pontos de vacinação:

Via Shopping (Barreiro) - Funcionamento das 10h às 19h. Endereço: Avenida Afonso Vaz de Melo, 640. 2º Piso Ala A. Bairro: Barreiro

Ponteio Lar Shopping (Centro-Sul) - Funcionamento das 10h às 17h. Endereço: BR-356, 2.500. Clube do Livro, piso L1. Bairro: Santa Lúcia

Shopping Cidade (Centro-Sul)
- Funcionamento das 10h às 17h. Endereço: Rua dos Tupis, 33. Piso GG, ao lado do cinema. Bairro: Centro

Boulevard Shopping (Leste)
- Funcionamento das 10h às 19h. Endereço: Avenida dos Andradas, 3.000. Piso 2. Bairro: Santa Efigênia

Center Minas (Nordeste) - Funcionamento das 10h às 18h. Endereço: Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1.495. Piso 1. Bairro: União


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)