(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CALOR

Com previsão de 33ºC, calor em BH deve bater recorde do ano no domingo (27)

Neste sábado (26/3), termômetros marcaram 32,2ºC; maior temperatura do ano foi em 14 de janeiro, com 32,8ºC


26/03/2022 15:53 - atualizado 26/03/2022 18:44

Calor em BH
Calor deve continuar forte em BH nos próximos dias (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - )
Os termômetros voltam a subir em BH neste fim de semana e, neste domingo (27/3), a capital pode registrar novo recorde de calor do ano.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura deste ano foi 32,8ºC, em 14 de janeiro. "O fim de semana será marcado pelo calor com previsão máxima de 33ºC, ou seja: BH pode registrar novo recorde", explicou.

Na última terça-feira (22/3), a mínima de 13,3ºC marcou a menor temperatura registrada até o momento na capital este ano. A sensação térmica na Região Oeste de BH, na Estação de Cercadinho, chegou a 1ºC.

 O frio que surpreendeu os belo-horizontinos teve passagem breve e as temperaturas já voltaram a subir na quinta-feira (24/3). Uma massa de ar polar foi responsável pela queda nos termômetros nas regiões Centro, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais.

 Neste sábado (26/3), os termômetros marcaram máxima de 32,2ºC – já próximo do recorde do ano – e mínima de 18,4ºC. A umidade relativa mínima ficou em torno de 35% à tarde. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade varie entre 50% e 80%.

A capital mineira teve céu claro a parcialmente nublado no último sábado de março de 2022. "A possibilidade de chuva isoladas aumenta neste domingo", disse Azevedo.

 Minas Gerais

 Hoje, os termômetros chegaram a 37,2ºC em Coronel Pacheco (Zona da Mata) e 13,9ºC em Monte Verde (Sul de Minas).

   A previsão para amanhã é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba.

Nas demais regiões, o céu deve ficar parcialmente nublado. A máxima deve ser de 36ºC e a mínima de 15°C.

O Inmet emitiu um alerta para 77 cidades mineiras para o risco de chuvas intensas.   A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Ainda de acordo com o insitituto, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas e deve atingir municípios no Sul/Sudoeste de Minas e  Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. O alerta é válido até às 11h de domingo. 

 Na segunda-feira (28/3), a chance de chuvas aumenta. De acordo com o Inmet, previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Oeste e Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba.

 O céu deve ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste, Noroeste, Metropolitana e Zona da Mata. Demais regiões, céu parcialmente nublado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)