(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Água: país enfrenta tragédia ambiental em 3 décadas de devastação do verde

No Dia Mundial da Água, alerta vem de levantamento segundo o qual Sudeste e Centro-Oeste perderam cobertura vegetal equivalente a 15 cidades de São Paulo


22/03/2022 07:00 - atualizado 22/03/2022 09:40

Nível da água dos lagos de Furnas, na Região de Alfenas
Nível da água dos lagos de Furnas, na Região de Alfenas (foto: Gilson Leite/Esp. EM 22/09/2021)
Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água, um levantamento da The Nature Conservancy Brasil chamam a atenção para uma tragédia ambiental com consequências diretas para a disponibilidade hídrica no país. De 1988 a 2017, segundo o estudo, a perda da vegetação nativa em bacias localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil chegou a 22,9 mil quilômetros quadrados, com potencial para acentuar as crises hídricas nos reservatórios que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
 
Essa perda, somada a efeitos de longo prazo na mudança e uso do solo, pode ter agravado as recentes temporadas de escassez que afetaram essas áreas. Outros fatores incluem fenômenos climáticos, aumento da demanda nos diferentes usos da água, crescimento populacional e gestão focada em obras de infraestrutura cinza – compostas apenas de intervenções de engenharia civil baseada essencialmente em concreto.

- Leia: No dia da Água, região mais árida do país dá exemplo de conservação

Até 1988, o país havia perdido nessa área mais de 580 mil quilômetros quadrados de vegetação natural e, de 1988 a 2017, outros 22,9 mil. Para se ter uma ideia do tamanho da destruição nesses 30 anos, basta comparar com os territórios de São Paulo e sua capital: as áreas devastadas correspondem a 10% do tamanho do estado e a 15 vezes o tamanho de sua principal cidade. Os dados analisados são da série histórica disponibilizada pela iniciativa Mapbiomas, que traz informações sobre o uso e a ocupação das terras no Brasil.

Samuel Barreto, gerente de Água da The Nature Conservancy Brasil, destaca que a segurança hídrica começa com a gestão adequada das bacias hidrográficas, de forma a mantê-las ou recuperá-las para que sejam saudáveis e resilientes às mudanças climáticas, tendo suas funções ecológicas mantidas. A conservação e recuperação das bacias hidrográficas contribuirão para atender aos usos múltiplos e promover a equidade social e a qualidade de vida da população. A segurança hídrica, como pilar estruturante para o desenvolvimento econômico, precisa ser tratada de forma estratégica.

“Ao analisarmos os desafios da disponibilidade hídrica e adaptação às mudanças climáticas, precisamos pensar além de soluções focadas em obras de infraestrutura cinza. A conservação de bacias hidrográficas é indispensável para garantir o suprimento de água no longo prazo, com qualidade e em quantidade para seus diferentes usos, como nas atividades agropecuárias e industriais, navegação e transporte, geração de energia elétrica e, principalmente, o abastecimento humano”, afirma.

Salvando as águas do Serro

“A água é o mais rico mineral produzido em terras mineiras”, diz a educadora, artesã e ativista ambiental, Helena Flavia Marinho de Lima. Moradora de São Gonçalo do Rio das Pedras, região do Serro, é uma das responsáveis pelo projeto “Salvando as águas do Serro”, cujo propósito é mobilizar as comunidades locais e chamar a atenção para “essa riqueza natural e seu potencial no desenvolvimento sustentável”.

Helena Lima considera mais que urgente mudar a cultura no estado, acostumado com abundância de nascentes, rios e aquíferos, de que o ciclo da água (chuva, evaporação, nuvens e chuvas) é eterno. “Vivemos uma corrida no sentido de grandes grupos privatizarem a água para garantir seus lucros e empreendimentos.”

É preciso, destaca a ativista, garantir sustentabilidade para a vida no presente e para as futuras gerações. “Garanto protegendo nascentes, deixando em pé serras e montanhas. Se tirarmos o cerrado, matas e serras, estaremos desertificando. Não há sustentabilidade sem garantia de água paras a comunidades de determinado território.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)