(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Metade dos mineiros está com dose de reforço contra a COVID atrasada

Cobertura vacinal da terceira dose ainda está em 50%; imunização completa é fundamental para evitar hospitalizações e mortes por covid


21/03/2022 14:40 - atualizado 21/03/2022 16:27

Frasco de vacina contra COVID-19
5,1 milhões de mineiros estão com a dose de reforço atrasada (foto: Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels)

Minas Gerais atingiu 82% da população com mais de 5 anos de idade com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), conforme o painel Vacinômetro. Por outro lado, a dose de reforço foi aplicada em apenas 50% do público. Cerca de 5 milhões de mineiros já poderiam ter recebido a dose de reforço, mas estão com o cartão de vacina atrasado.   

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), há, atualmente, 13,2 milhões de pessoas no estado aptas a recebê-la. No entanto, só foi registrada a aplicação de 8,1 milhões dessas doses, restando ainda 5,1 milhões de pessoas com a dose atrasada.

“Confiem na vacina. Ela é segura e eficaz. A dose de reforço é fundamental para evitar hospitalizações e óbitos por covid, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, afirma o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. 

Uso das máscaras

Com metade do público-alvo sem a terceira dose, fica mais distante também o uso facultativo de máscaras em locais fechados. A SES orienta que o uso das máscaras só seja dispensado nesses lugares quando a meta de 80% da vacinação completa e 70% da dose de reforço for atingida. Portanto, a retirada dessa obrigatoriedade ainda depende do avanço da aplicação da terceira dose.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)