(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA

'Embaixada falou que ia ajudar, não ajudou em nada', diz mineiro em Kiev

Plano de fuga não teve sucesso; David Abu-Gharbil e os amigos, que 'ficaram para trás' após saída de jogadores de hotel, ainda tentam sair da Ucrânia


28/02/2022 11:57 - atualizado 28/02/2022 13:39

David e amigos em foto fazendo depoimento
David e amigos tentam deixar a Ucrânia (foto: Arquivo Pessoal )

O mineiro David Abu-Gharbil publicou nas redes sociais um plano de fuga de Kiev, na Ucrânia, após toque de recolher que acabou nesta segunda-feira (28/02). Ele e mais dois amigos estão desde a última sexta-feira (25/02), em um hotel no centro da cidade.
 
David Abu-Gharbil é natural de Coqueiral, no Sul de Minas. Ele é formado em engenharia e mudou para a Ucrânia para estudar medicina. O engenheiro e mais dois amigos, que são jogadores de futsal Jonatan Bruno, de Santa Catarina, e Matheus Ramires, do Rio Grande do Sul, estão no hotel no centro de Kiev desde a última sexta-feira (25/02). Eles teriam ficado ‘para trás’ depois que um grupo de mais 50 brasileiros, entre jogadores e familiares, deixou o local no sábado (26/02).
 
Segundo David,o plano de fuga para deixar o país aconteceria nesta segunda-feira (28/02) após toque de recolher. “Os russos decretaram que qualquer um que estiver na rua, eles vão matar”, disse o mineiro em vídeo publicado nas redes sociais.
 
Registro do personagem da matéria ao lado d eum militar
David usa as redes sociais para atualizar as informações em Kiev (foto: Arquivo Pessoal)
 
David deu detalhes do plano, que depois de executado, os brasileiros pegariam um trem para Chernivtsi, cidade no oeste do país, a 535 km da capital ucraniana, nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia. “Conversamos com a embaixada aqui, já fizemos uma rota para sair do país. Amanhã, às 8h, eles vão dar um jeito um jeito de vir buscar a gente ou a gente ir para o metrô pra chegar ao trem, vamos fazer uma rota", afirmou o mineiro.
 
Um outro amigo de David, que está em um bairro mais distante, a 30 quilômetros do hotel também participaria da fulga. Segundo David, ele não conseguiu chegar ao hotel porque foi parado pelo Exército ucraniano e foi orientado a voltar para casa. “Combinamos que não vamos deixar ninguém pra trás”, ressalta.
 
Mas, de acordo com David, o plano de fuga combinado com a embaixada brasileira não deu certo. “Embaixada falou que ia ajudar, não ajudou em nada. Só falou para a gente ir até os trens. Até o momento está tudo fechado. Infelizmente, a embaixada passou a informação toda errada. Continua não ajudando em nada. A princípio íamos para Romênia, mas ficou em segundo plano, porque não tem passagem mais. A nossa ideia é ir para perto da Polônia, ao menos temos uns amigos lá”, completa.
 
No caminho para a estação de trem, David mostrou a situação na cidade, filas em supermercado e a estação completamente lotada. “Ninguém entra, vagas acabaram. Só entra família e criança”, diz. Veja o vídeo:



O Estado de Minas entrou em contato com a embaixada brasileira em Kiev, mas até o momento não teve resposta. A matéria será atualizada assim que a nota for enviada.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)