UAI
Publicidade

Estado de Minas DOCUMENTAÇÃO

Exigência do CRLV 2021 em Minas Gerais é adiada para 1º de Junho

Governo levou em consideração os efeitos da pandemia e chuvas


14/01/2022 12:09 - atualizado 14/01/2022 12:38

Aplicativo com o CRLV
Governo levou em consideração os efeitos da pandemia e chuvas (foto: Governo Federal/Divulgação)
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), referente ao ano de 2021, passará a ser obrigatório novamente apenas a partir de 1° de junho. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (14/1).

O documento tinha voltado a ser exigido nas fiscalizações de trânsito desde o dia 1º de janeiro de 2022, mas devido aos efeitos socioeconômicos provocados pela pandemia e também pelas fortes chuvas que atingem todo o estado, a exigência foi adiada. 

Sendo assim, para a fiscalização, o CRLV referente ao ano de 2019, apresentado no formato digital ou impresso, volta a ser exigido para comprovar a regularidade do veículo em circulação. 

A exigência do CRLV 2022 será definida pelo Detran-MG e as datas serão divulgadas no segundo semestre.
 
Os motoristas podem apresentar o documento impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS

"O governo do estado e a Polícia Civil se mostram sensíveis à atual situação enfrentada pelos mineiros. A suspensão da exigência do documento de 2021 foi a maneira que encontramos de amenizar esse período difícil, já que muitos utilizam o veículo como fonte de renda", afirmou o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto.

De acordo com informações do Detran, o CRLV poderá ser dispensado, caso, durante a fiscalização, o agente consiga consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para verificar se o veículo está licenciado. 

"Durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observará a regularidade dos documentos obrigatórios, que são o CRLV e a habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento dos tributos", explica o órgão.

Em caso de dúvida sobre a regularidade do CRLV, o proprietário de veículo poderá acessar o site do Detran, onde também é possível verificar se há débitos e emitir as guias para pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores( IPVA), seguro obrigatório (DPVAT), Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV)e eventuais multas.

*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade