(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Laboratório tem aumento de testes de COVID nos primeiros dias do ano em BH

De acordo com o Hermes Pardini, nessa terça-feira (4/1) foi registrada a maior porcentagem de testes positivos em um único dia, desde junho de 2021: 27%


05/01/2022 20:32 - atualizado 05/01/2022 20:47

Filas
Uma grande fila de pessoas em busca de testes se formou nesta quarta-feira (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Com o avanço da variante Ômicron e da influenza H3N2, a procura por testes de COVID-19 teve aumento significativo nos primeiros dias de janeiro em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (5/1), longas filas se formaram, sobretudo no fim da tarde, no laboratório Hermes Pardini, na região Centro-Sul da capital.

 


De acordo com o laboratório, houve 27% de testes positivos nessa terça-feira (4/1), maior porcentagem de contaminados em um único dia desde junho do ano passado. A rede também informou que a média dos quatro primeiros dias de 2022 é de 23% de testes positivos, o que manteve a curva crescente.

“Com base na alta variação do número de exames das últimas quatro semanas, identificamos uma curva ascendente na tendência de crescimento do volume de exames para as próximas semanas e que podem ser acentuadas com o período festivo de ano novo e Carnaval”, informa o Hermes Pardini, por meio de nota ao Estado de Minas.

Segundo o laboratório, a análise do teste painel respiratório, que detecta co-infecção de coronavírus e outras doenças respiratórias, mostrou que de 803 testes analisados entre 13 e 31 de dezembro, até 5% deram positivo para mais de uma infecção.

A rede de laboratórios está realizando um estudo aprofundado dos exames processados nos 10 primeiros dias do ano para avaliar o impacto do réveillon, considerando, inclusive, infecções. A previsão de divulgação do resultado é na semana que vem.

Hoje, Giovanni de Castro, de 47 anos, precisou levar a esposa para fazer o teste (ela estava com sintomas) e percebeu o movimento fora do normal no laboratório: “Fiquei surpreso por ver tanta gente. Percebi que há muitas pessoas com sintomas de gripe, mas outras procurando o teste em virtude de viagens. Alguns jovens até estavam na fila, mas desistiram de imediato”. A esposa dele só concluiu o teste depois de duas horas de espera.

No mês passado, o Hermes Pardini também detectou 40 casos da combinação de COVID-19 e gripe, que pode se referir à influenza e outros tipos. O laboratório investiga casos em Juiz de Fora, na Zona da Mata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)