(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VALE DO JEQUITINHONHA

Isolados pela chuva, povoados de MG devem ter novo acesso até sábado (18)

Máquinas do DER-MG e das prefeituras estão atuando nas estradas vicinais para desobstruir as estradas destes locais


16/12/2021 20:52 - atualizado 17/12/2021 12:12

Estrada obstruída
Equipe do DER/MG trabalharam nesta quinta-feira (16/12) para reconstruir o acesso ao distrito de Dois de Abril, em Palmópolis (foto: Randal Renye Divulgação)
As regiões do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri continuam enfrentando dificuldades para recuperar as estradas de acesso aos seus distritos e povoados, limpar as vias públicas e reconstruir equipamentos urbanos destruídos pelas chuvas que caíram entre 8 e 12 de dezembro.
 
Palmópolis, no Alto Jequitinhonha, e Águas Formosas, no Vale do Mucuri, receberam máquinas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para desobstruir estradas, e estão perto de resolver o grave problema de isolamento de suas comunidades.
 
Vila Formosa de Minas, distrito de Águas Formosas e Dois de Abril, distrito de Palmópolis, podem ter as estradas liberadas até sábado (18/12). O vereador Alzê Pereira Silva, de Palmópolis, que mora em Dois de Abril, disse que uma máquina do DER-MG atuou nesta quinta-feira (16/12), na preparação do acesso ao distrito, próximo à ponte que foi levada pelas águas.


 
“Eu acredito que no sábado o acesso vai ser liberado, porque o aterro é grande”, disse o vereador Alzê. Ele explicou que a equipe do DER-MG está colocando um bueiro metálico (tubulão) para a passagem das águas do Rio Jucuruçu. Em Dois de Abril, a Copasa está finalizando as obras para restabelecer o abastecimento de água potável no distrito.

Operação limpeza

O governo do estado tem auxiliado as prefeituras na limpeza das vias públicas, residências e equipamentos urbanos, como as unidades de saúde. Em várias cidades atingidas, os mutirões estão sendo feitos por voluntários, servidores das prefeituras e governo de Minas.


 
A Defesa Civil estadual enviou a ajuda humanitária para os municípios atingidos. Em Jampruca,  os kits de limpeza estão sendo entregues nas residências. A medida, segundo a Defesa Civil Municipal, foi tomada para evitar aglomerações e tumultos.
 
Nesta quinta-feira, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), depois de contabilizar dados obtidos junto às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), divulgou que nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, 690 famílias ainda estão desalojadas e 120 continuam desabrigadas.

Entrega de kit
Em Jampruca, a Defesa Civil Municipal está levando cesta básica e kits de limpeza nas casas das famílias (foto: Defesa Civil Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)