(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Mais de 18 mil sete-lagoanos estão com a segunda dose da vacina atrasada

Os dados preocupam, diante do iminente vencimento do prazo de validade das doses da Pfizer, que vencem em 23 de dezembro


14/12/2021 14:48 - atualizado 14/12/2021 15:33

Mulher com seringa na mão
A administração municipal destaca que o Ministério da Saúde reduziu o prazo entre as doses da Pfizer para 21 dias (foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação )

Mais de 18 mil pessoas da cidade de Sete Lagoas, na Região Central do estado, estão com a segunda dose da vacina contra a COVID-19 atrasada. O levantamento foi feito pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Segundo a prefeitura, os dados preocupam, ainda mais diante do iminente vencimento do prazo de validade das doses que se encontram na cidade.
 
De acordo com o responsável técnico de imunização do município, Guilherme Menezes, o Ministério da Saúde enviou milhares de doses da Pfizer já descongeladas no final de novembro.
 
"Após descongeladas, as doses valem apenas por 30 dias. Assim, quem não receber a segunda dose até 23 de dezembro poderá ficar sem a imunização. Portanto, se você é um deles ou conhece alguém que seja, procure os locais de vacinação", pede Guilherme.
 
A administração municipal ainda destaca que o Ministério da Saúde reduziu o prazo entre as doses da Pfizer para 21 dias.
 
O secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, lembra que apenas uma dose não é o suficiente para se proteger contra o coronavírus.
 
"Já aplicamos a segunda dose e a dose única em mais de 70% da população, mas era pra ser muito mais. Aproximadamente dois terços de quem já deveria estar totalmente imunizado ainda não procurou os locais de vacinação para receber a segunda dose. Se já chegou a sua vez, vacine-se", reforça o secretário.
 
 

Vacinação no município

 
A terceira dose segue sendo aplicada ao longo dessa semana, de 14 a 17 de dezembro, de 9h às 16h, para quem tomou a segunda dose há mais de cinco meses (exceto para vacinados com a Janssen).
 
A vacinação vai ocorrer nos Centros de Saúde dos bairros Manoa, São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cidade de Deus, Luxemburgo, Belo Vale e Orozimbo Macedo; e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Catarina, CDI I, Itapuã II, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada. 
 
Para se vacinar é preciso apresentar o comprovante de segunda dose da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, cartão do SUS ou CPF.
 
Nesta quinta-feira (16/12), terá mais um “chamadão” de segunda dose para quem tomou a 1ª dose da Pfizer há mais de 21 dias, a 1ª dose da CoronaVac há mais de 20 dias ou a 1ª dose da AstraZeneca há mais de 60 dias. 
 
A vacinação será na Faculdade Una (Av. Secretário Divino Padrão, 1.411, Santo Antônio), a pé, em horário especial, das 8h30 às 23h.
 
Para se vacinar, é preciso apresentar o comprovante de 1ª dose da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, cartão do SUS ou CPF. 
 
Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose devem ligar para o número (31) 3773-2864, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e agendar a vacinação. Menores de idade devem ir acompanhados do responsável legal.
 
De acordo com a prefeitura, já receberam a 1ª dose 183.497 pessoas. A segunda dose foi aplicada em 164.576 cidadãos, a 3ª dose em 22.470 e a dose única em 5.814 pessoas.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)