UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Tempo instável volta a atuar em Minas, trazendo chuva até sexta (17/12)

Há previsão de pancadas de chuva com trovoadas e raios para esta segunda-feira (13/12) em todo o estado


13/12/2021 13:12 - atualizado 13/12/2021 17:21

Na Praça Sete, muitas pessoas com guarda-chuva
Chuva na capital mineira (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A semana começa nesta segunda-feira (13/12) com céu encoberto e chuvas fortes em todo o estado. No Norte de Minas, onde a população ainda tenta se recuperar dos estragos do período chuvoso dos últimos dias, há possibilidade de mais chuvas para a região até sexta-feira (17/12), porém, com volume reduzido. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
 
Segundo o Inmet, há previsão de chuva com trovoadas isoladas a qualquer hora do dia em praticamente todo o estado, exceto no Jequitinhonha e Mucuri, onde as pancadas devem ocorrer no período da tarde. 
 
“O destaque desta segunda-feira (13/12) foi a chuva durante a madrugada no município de Pompéu, que fica na Central Mineira. Por volta da 1h, o volume registrado na cidade foi de 159,6 mm. É um volume muito grande para um curto período de tempo”, ressalta a meteorologista do Inmet Anete Fernandes.


 
Em BH, choveu bastante também de domingo (12/12) para segunda (13/12) e a Defesa Civil divulgou o volume de chuva por região na capital mineira, nas últimas 8 horas. Confira:
  • Barreiro: 24,8 mm
  • Centro Sul: 40,9 mm
  • Leste: 24,4 mm
  • Nordeste: 27,2 mm
  • Noroeste: 33,8 mm
  • Norte: 19,4 mm
  • Oeste: 29,8 mm
  • Pampulha: 22,8 mm
  • Venda Nova: 35,0 mm
O Inmet aponta ainda que as chuvas devem durar em todo o estado até na sexta-feira (17/12): “a tendência é que na quinta (16/12) e sexta (17/12) haja uma redução no volume das chuvas, até no fim de semana”, explica a meteorologista. 
 
Vista de Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira (13/12)
Céu encoberto de nuvens com mais chance de chuva (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 
 
“Áreas de instabilidade que estão sobre o Centro Oeste e Sudeste do Brasil, voltaram a atuar em Minas, o que fez com que as chuvas se direcionasse para todas as regiões novamente nesta semana, incluindo a Metropolitana que teve uma trégua de chuvas no último fim de semana”, explica Anete Fernandes. 
 
A menor temperatura da madrugada em BH foi no Cercadinho, 17,9°C. A máxima não passa dos 26°C.
  
Já no estado, a mínima foi em Monte Verde, no Sul de Minas. A maior deve ocorrer no Jequitinhonha, podendo chegar aos 35°C.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade