(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRISE OPERACIONAL

Colégio Imaculada Conceição fecha as portas após 106 anos

Escola tradicional de BH alegou crise provocada pela pandemia, além de reestruturação da congregação religiosa que faz a gestão da instituição


05/08/2021 10:15 - atualizado 05/08/2021 13:46

Tradicional colégio de BH, o Imaculada Conceição encerrará as atividades ao fim do ano letivo de 2021
Tradicional colégio de BH, o Imaculada Conceição encerrará as atividades ao fim do ano letivo de 2021 (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Fundado há 106 anos na capital mineira, o Colégio Imaculada Conceição , instalado no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul, anunciou o encerramento das atividades nesta quinta-feira (5/8). 

Em comunicado divulgado esta manhã (5/8), a instituição informou que as aulas presenciais e virtuais serão mantidas regularmente até a conclusão do ano letivo de 2021, em dezembro. A partir de 2022, todos os contratos serão encerrados de forma definitiva. 

A Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus, responsável pelo Imaculada, disse que o fechamento já era cogitado desde no ano passado por questões operacionais. Segundo a organização religiosa, o quadro de freiras que administram a rede está, atualmente, reduzido, o que tem inviabilizado a adequada gestão das cinco escolas e três obras sociais mantidas pela congregação no Brasil. A nota divulgada nesta quinta menciona ainda a crise provocada pela pandemia de COVID-19. 

"Vivemos uma época de mudanças. Como congregação , há alguns anos, estamos fazendo um processo para adequar as obras à realidade das irmãs que somos hoje, e todos conhecemos o período bastante difícil e sem precedentes de nossa história mundial, que exige reestruturações para que possamos executar, de forma sustentável, nossa missão segundo nossos objetivos estatutários. Sendo assim, a Congregação, após um cuidadoso processo de discernimento, com pesar, decidiu encerrar as atividades educacionais do Colégio Imaculada Conceição no final do ano letivo de 2021", diz o texto. 

O Imaculada Conceição estima atender, atualmente, cerca de 500 alunos dos ensinos fundamental e Médio. No fim do ano passado, as atividades da educação infantil foram encerradas. Questionada pela reportagem, a escola não informou quantos funcionários e professores serão dispensados. 

Junto com o colégio, a Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus fecharará também a Obra São José Operário, centro de ensino gratuito e assistência social que também funciona em BH. A rede religiosa seguirá adminstrando outros seis projetos: três escolas em São Paulo, uma em Leopoldina, além de obras sociais no Rio de Janeiro e em Montes Claros, no Norte de Minas.

Leia o comunicado na íntegra:

"A Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus, que coordena a Rede Filhas de Jesus no Brasil, através de sua Superiora Provincial, Ir. Sônia Maria Soares da Rocha, vem mui respeitosamente, comunicar-lhes o que se segue.

Há 106 anos, as cinco primeiras irmãs Filhas de Jesus chegaram em Belo Horizonte para fundar o Colégio Imaculada Conceição, dando resposta a uma necessidade daquele momento: a educação humano-cristã da infância e juventude. Fazemos uma memória agradecida porque foram muitos anos de serviço educacional à sociedade de Belo Horizonte neste colégio. Muitas pessoas fizeram e fazem parte desta história construída com compromisso e dedicação, buscando sempre, “ a maior glória de Deus e o bem dos próximos”, como sonhou a Madre Cândida, nossa fundadora. O Colégio Imaculada cresceu e se consolidou, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade, priorizando uma formação integral, à luz dos valores do Evangelho. Isto o fez reconhecido como uma das mais tradicionais e conceituadas 
instituições de ensino de Belo Horizonte.

Vivemos uma época de mudanças. Como congregação, há alguns anos, estamos fazendo um processo para adequar as obras à realidade das irmãs que somos hoje, e todos conhecemos o período bastante difícil e sem precedentes de nossa história mundial, que exige reestruturações para que possamos executar, de forma sustentável, nossa missão segundo nossos objetivos estatutários. Sendo assim, a Congregação, após um cuidadoso processo de discernimento, com pesar, decidiu encerrar as atividades
educacionais do Colégio Imaculada Conceição no final do ano letivo de 2021.

Informamos que as atividades letivas presenciais e virtuais previstas para a conclusão do ano letivo de 2021, serão prestadas regularmente, segundo as orientações dos organismos de educação e saúde neste tempo de pandemia, até a data estabelecida para o encerramento deste ano escolar. Como sempre e com dedicação, honraremos todos os compromissos contratados com as famílias dos alunos matriculados para o ano letivo de 2021 e estaremos à disposição para esclarecimentos necessários ou dúvidas que surgirem.

Contamos com a compreensão de vocês e agradecemos a confiança em nós depositada. Somos gratas a Deus e a todos que fizeram parte destes 106 anos de serviço educacional neste colégio."




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)