(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM TRÉGUA

Temporais devem voltar a atingir Norte e Nordeste de Minas no fim de ano

Expectativa é de que cidades do estado que já estão sendo castigadas pelas águas passem Natal e ano novo debaixo de chuva


11/12/2021 21:41 - atualizado 11/12/2021 22:51

Chuva provoca estragos na cidade de Machacalis no Vale do Jequitinhonha e outras cidades da região
Mais temporais devem atingir os munícipios mineiros neste fim de ano, durante as festas de Natal e Ano Novo (foto: Foto: Alexandre Amador/Divulgação)

Desde a última terça-feira (7/12), muitas cidades do Norte e Nordeste de Minas Gerais estão sofrendo com fortes chuvas. Os temporais têm deixado milhares de pessoas desabrigadas no estado, e os estragos são grandes. E, ao que tudo indica, mais temporais devem atingir os munícipios mineiros neste fim de ano, durante as festas de Natal e Ano Novo.  

Leia: Chuva coloca 50 cidades mineiras e baianas em estado de emergência

É o que aponta o meteorologista da Climatempo, Ruibran dos Reis. Segundo ele, uma nova frente fria está se aproximando de Minas Gerais, o que pode trazer fortes chuvas e deixar o estado novamente “debaixo de água”.

“Uma nova frente fria vai chegar a partir do dia 20 e trazer fortes chuvas para Minas Gerais, principalmente para as regiões que tiveram problemas, Norte e Nordeste do estado, que vão passar o Natal debaixo de água. Fortes chuvas estão sendo previstas para a outra semana, entre o Natal e o Ano Novo”, explica o especialista. 

Ruibran destaca, também, que os atuais temporais têm origem em uma forte frente fria que veio de São Paulo, a mesma que atingiu a capital nos últimos dias e causou um frio intenso. “No último domingo, tivemos uma queda acentuada da pressão atmosférica no litoral de São Paulo que acabou dando origem a uma frente fria.” 

“Na madrugada de segunda-feira, essa frente fria já estava atuando nas regiões do Triângulo, Oeste e Sul, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), organizando fortes chuvas. Foi essa frente fria que atuou na Região Metropolitana até quarta-feira, com muita nebulosidade e chuvas, e ela avançou para as regiões Norte e Nordeste do estado. Então, toda essa ‘chuvarada’ que ocorreu na região Norte e Nordeste, Vale do Jequitinhonha e Rio Doce foram causadas por essa frente fria que chegou no último domingo", conclui o especialista.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)