UAI
Publicidade

Estado de Minas ENSINO PÚBLICO

Minas: prazo para cadastro escolar 2022 na rede pública termina nesta sexta

O cadastro é destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou não renovaram a matrícula; prazo inclui EJA e educação profissional


06/12/2021 17:57 - atualizado 06/12/2021 18:26

Volta as aulas nas escolas estaduais da capital. Na foto, chegada de alunos na Escola Estadual Batista Santiago, no bairro Santa Monica
Prazo para cadastro escolar 2022 encerra esta semana (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Estudantes e suas famílias devem ficar atentos aos prazos da rede pública de ensino de Minas Gerais. Termina nesta sexta-feira (10/12) o cadastro escolar para 2022, via Sistema único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O prazo foi aberto em  17 de novembro.

Além dos estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), as vagas contemplam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissional. O Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, é destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola no próximo ano e não renovaram sua matrícula. 

Na EJA, o estudante finaliza o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter 15 anos, para ingresso nos anos finais do fundamental, e 18 anos, para ingresso no ensino médio.

Quanto à Educação Profissional, são ofertadas vagas em escolas estaduais para diversos cursos técnicos. Cursos de vendas, artes visuais, informática, recursos humanos, administração, segurança do trabalho, logística e marketing estão entre as opções. 

Podem se inscrever estudantes matriculados no 2ª ou 3ª ano do ensino médio regular ou na EJA da rede pública, e também aqueles que já concluíram o ensino médio. Os interessados devem acessar o Sucem, selecionar o tipo de ensino “Educação Profissional” e fazer a inscrição.

Serviço 


Para realizar a inscrição, pais, responsáveis, ou o próprio aluno maior de idade podem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, na sua cidade, para realizarem a inscrição.

Os candidatos devem apresentar informações as informações: 

  • nome completo
  • data de nascimento
  • endereço
  • CEP
  • número da carteira de identidade do aluno, se possuir; 
  • CPF do aluno, se possuir; 
  • filiação ou nome do responsável legal
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade