UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

'É um reforço à imunidade', festeja idoso vacinado com dose extra em BH

Nesta quarta-feira (27/10), Belo Horizonte está aplicando segunda dose da vacina contra a COVID-19 para o publico com 31 anos e dose de reforço em idosos


27/10/2021 10:56 - atualizado 27/10/2021 12:03

Vacina sendo aplicada no braço no posto drive-thru na UFMG
Vacinação contra a COVID-19 (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Moradores de Belo Horizonte com 31 anos estão sendo imunizados com a segunda dose da   vacina contra a COVID-19   nesta quarta-feira (27/10). Idosos de faixas etárias diversas também estão recebendo a dose de reforço.
 
No posto de vacinação drive-thru montado na UFMG, a reportagem conversou com as pessoas que foram ao local e todos disseram se sentirm um pouco mais tranquilos em poderem completar a imunização, principalmente os idosos, que estão tomando a dose extra.
 
Roberto Rodrigues Vieira, de 68 anos, tomou a dose de reforço na manhã desta quarta-feira (27/10) e revelou se sentir um pouco mais aliviado. "Tomar mais uma dose contra este vírus é um reforço à imunidade. Me dá sensação de total segurança e tranquilidade”. 
 
Idoso recebendo a dose de reforço na UFMG
Roberto Rodrigues Vieira de 68 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
 
O balconista Eduardo Oliveira Henrique, de 31, que recebeu a segunda dose do imunizante, contou que agora pode ficar um pouco mais tranquilo no trabalho. "Eu, que não fiquei de home office em nenhum momento da pandemia, me sinto mais seguro para poder continuar trabalhando, mas mantendo os cuidados necessários” ressalta.
 
Enfermeira aplicando segunda dose da vacina da Pfizer no braço do vacinado
Balconista Eduardo Oliveira Henrique, de 31 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
 
A analista Pollyanna Marcia Souza Oliveira, também de 31 anos, diz se sentir "ótima em poder completar a imunização". 
 
Questionados sobre a possibilidade de uma nova alta da taxa de transmissão do vírus, com a reabertura de estabelecimentos e a volta dos eventos, os três entrevistados disseram concordar que se os protocolos de segurança não continuarem sendo seguidos e as pessoas não se vacinarem, pode ocorrer um aumento nos números de contágio.
 
De toda forma, todos afirmaram acreditar na permanência do vírus ainda por um período maior de tempo na sociedade. Eles também acreditam que a vacinação contra a COVID será "anual", como já acontece com a da gripe.

De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto.  

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que só poderão concluir o esquema vacinal as pessoas que tenham, no mínimo, 8 semanas entre a aplicação da primeira e segunda dose. Já para a dose de reforço, é necessário ter completado seis meses da aplicação da última dose. 
 
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. 
 
Há também pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
 
  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
  • Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade