(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTADO DE EMERGÊNCIA

Montes Claros decreta emergência após temporal da última sexta-feira (22)

Decreto de emergência é instaurado em Montes Claros após chuva intensa que provocou muitos estragos na cidade


27/10/2021 11:05 - atualizado 27/10/2021 13:29

Caminhão trafega na pista durante tempestade na tarde de sexta-feira (22/10)
Tempestade ocorreu na cidade na tarde de sexta-feira (22/10) (foto: Redes Sociais/WhatsApp)

A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, decretou situação de emergência no município em decorrência dos estragos provocados pela tempestade que ocorreu na cidade na tarde de sexta-feira (22/10). A chuva, acompanhada de granizo e vento forte, provocou inundações, alagamentos e prejuízos em diversos bairros da cidade.

Durante aproximadamente 20 minutos caíram 40 milímetros de chuva em Montes Claros. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 chamados, com o registro de 33 quedas de árvores e danos na rede elétrica. Ao menos 15 pessoas ficaram desalojadas. Não houve feridos.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vento alcançou uma velocidade de 114 quilômetros por fora e derrubou uma torre de telefonia celular de 40 metros de altura, no Bairro Acácias. Casas foram destelhadas e portões foram arrancados. Prédios públicos como escolas e postos de saúde também foram atingidos. 

Torre de telefonia derrubada após chuva intensa em Montes Claros
Torre de telefonia celular caiu em Montes Claros durante tempestade na sexta-feira (22/10) (foto: Redes Sociais/WhatsApp)


O vendaval danificou a cobertura do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Por causa disso, o jogo de abertura da Superliga Masculina 2021/2022, entre o Montes Claros América Vôlei e o Brasília Vôlei, que seria realizado no local, sábado (23/10) à tarde, foi adiado. 

Equipes do  Corpo de Bombeiros e de Defesa Civil fizeram vistorias no Ginásio Poliesportivo e suspenderam as atividades no local até os reparos pela prefeitura, devido aos danos e riscos de novas quedas de materiais do telhado atingirem pessoas. 

O Montes Claros América Vôlei transferiu os seus treinamentos para o Ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC) na cidade. Na manhã desta quarta-feira (27/10), a equipe comunicou que ainda não tem posição sobre a sede dos seus jogos na Superliga, esperando definição da prefeitura sobre quanto tempo vai demorar a reforma do ginásio para que o espaço seja liberado novamente para as competições e presença de público. 

O decreto de emergência permite que à Municipalidade contratar bens e serviços com dispensa de licitação. Isso facilitaria, por exemplo, a compra de material para os reparos na cobertura do Ginásio Poliesportivo em curto espaço de tempo.

Projeto já em andamento


Por meio de nota, nesta quarta-feira (27/10), a Prefeitura de Montes Claros informou que  “já está concluindo o projeto e o orçamento dos serviços emergenciais para colocar o ginásio em condições de uso com segurança para os esportistas, trabalhadores e público em geral”. 

A Municipalidade informa que “serão substituídas as telhas arrancadas, eliminados os pontos de vazamento, instaladas novas luminárias e recuperação de algum local em que o piso da quadra ponha em risco a integridade dos jogadores”. 

“A expectativa é de que a relação de material comece a ser adquirido na próxima semana e os esforços serão realizados para concluir o serviço nos próximos 45 dias, dependendo do processo burocrático de aquisição”, anuncia a prefeitura.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)