(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JABUTICABA

Maior festa de Sabará, Festival da Jabuticaba, retorna de forma presencial

De forma presencial, mas com controle de público, Festival da Jabuticaba retorna em Sabará que também realizará, o da Banana, em Ravena


23/10/2021 13:26 - atualizado 23/10/2021 13:29

Este ano, a maior festa de Sabará, o Festival da Jabuticaba, poderá receber o público que terá acesso limitado
Este ano, a maior festa de Sabará, o Festival da Jabuticaba, poderá receber o público que terá acesso limitado (foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação)
Moradores, produtores e turistas comemoraram a novidade que foi anunciada esta semana pela Prefeitura de Sabará. A festa mais tradicional da histórica cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Festival de Jabuticaba, nesta 35ª edição, retomará com o público presencial e controlado nos finais de semana de 12 de novembro a 12 de dezembro. Além dele, o Festival da Banana, nos dias 6 e 7 de novembro, no Distrito de Ravena, também receberá os visitantes neste ano. 

A jabuticaba, em Sabará, é chamada de 'ouro negro' e é considerada patrimônio imaterial do município. Devido à Pandemia do novo coronavírus, no ano passado, o Festival aconteceu totalmente online. Este é o evento mais aguardado do ano pelos produtores de derivados da fruta, rede hoteleira e restaurantes do município.

Segundo dados da secretaria municipal de Turismo, em anos anteriores à Pandemia, o evento gerava renda estimada em mais de R$ 5 milhões. Eram quatro dias de festival, realizado no Centro Histórico, com apresentações culturais para cerca de 130 mil pessoas que circulam no período.

Este ano, houve muitas mudanças para que o público pudesse retornar. O principal é que a entrada será controlada para que haja o distanciamento social. O turista terá que fazer a reserva de forma gratuita no site Sympla para apresentar o ingresso. A retirada dos ingressos começará a partir da semana que vem, quando a prefeitura divulgará amplamente, segundo o secretário de Cultura de Sabará, André Alves. 

“Estes eventos são muito importantes para o calendário do município. Era nosso interesse que não passássemos dois anos sem realizá-los. Como a onda verde do Minas Consciente nos possibilita em realizar eventos com público em espaços abertos, nós conseguimos fazer versões menores do Festival da Jabuticaba e da Banana. São todos limitados com controle de público. Nós ampliamos o calendário do Festival da Jabuticaba em mais de um final de semana para diluir o público, até para a cidade não ficar super lotada”, pontuou André Alves sobre a necessidade de seguir todos os protocolos de biossegurança.

O Festival da Jabuticaba é uma festa que toda a cidade participa, mesmo de forma indireta. Mesmo fora do Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, onde ocorrerá o Festival, todos os demais restaurantes e bistrôs da cidade, estarão oferecendo pratos típicos feitos com a fruta. Entre os produtos oferecidos pelos pequenos produtores, está mudas da jabuticabeira, licor, geleia, sorvete, vinhos, molhos, doces entre outros. 

Festival da Banana movimenta produtores de Ravena

Este ano, o 12º Festival da Banana também receberá os visitantes em Ravena em 6 e 7 de novembro, das 9h às 20h, no Restaurante Jeito de Mato, localizado na zona rural do distrito.

Nestes dois dias de festa haverá apresentações culturais gratuitas, exposição e venda de produtos derivados da banana e artesanato confeccionado na região, feitos principalmente com a palha da bananeira. 

Produtores da banana, ano passado, tiveram que apresentar e vender os derivados da fruta de forma online
Produtores da banana, ano passado, tiveram que apresentar e vender os derivados da fruta de forma online (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Devido à Pandemia, o Festival da Banana terá capacidade limitada em 600 pessoas. Os ingressos também serão retirados de forma gratuita pelo Sympla. O link estará disponível, em breve.

Mais informações serão divulgadas, em breve, no site da Prefeitura de Sabará e a secretaria municipal de Turismo disponibilizou o telefone (31) 3671-1403 para mais detalhes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)