UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVA BOA

Chuva em Uberaba ajuda a desligar transposição de rio e suspender manobra

Cidade tem previsão de chuvas rápidas ou com pancadas durante todos os dias da semana


11/10/2021 14:27 - atualizado 11/10/2021 14:40

Água abundante na barragem de captação da Codau no Rio Uberaba
Situação deste momento da barragem de captação da Codau no Rio Uberaba (foto: Codau/Divulgação)
Sem provocar enchentes e alagamentos, as chuvas do último final de semana em Uberaba, no Triângulo Mineiro, contribuíram para que a transposição do Rio Claro fosse desligada e para a suspensão, neste domingo (10/9), das manobras de abertura e fechamento dos Centros de Reservação, que estavam programadas para hoje (11/10) e o feriado de amanhã (12/10).
 
Segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba (Codau), as chuvas do fim de semana na cidade registraram uma precipitação pluviométrica na barragem de Captação do Rio Uberaba de 50 mm, sendo que este volume aumentou a vazão do rio e na manhã de segunda-feira (11) chegou à 1.600 l/s.
 
“Com isto, o sistema de transposição de bacia do rio Claro foi desligado, mas, a estrutura continuará montada, caso seja necessário acionar novamente os motores da transposição”, informou a Codau.
 
Com relação à suspensão das manobras de abertura e fechamento dos Centros de Reservação, a Codau explicou que foi possível porque dois fatores estabilizaram as reservas dos 11 Centros de Reservação, ou seja, o tempo chuvoso, que reduziu o consumo de água e o volume extra do Rio Uberaba.
 
“Por isso, os CRs seguem totalmente abertos nesta segunda-feira (11) e a tendência para os próximos dias é que permaneçam assim”, finaliza nota da companhia.
 

Previsão para Uberaba 

 
De acordo com Instituto Clima Tempo, há 90% de probabilidade de chuva na cidade nesta segunda-feira, que deve permanecer com tempo nublado e possibiliade de chuva a qualquer hora. Para amanhã (12/10), também há 90% de chances de chover em Uberaba durante o dia e à noite.
 
Já na quarta (13/10), as chances de chuva caem para 80%  com previsão de pancadas à tarde e à noite.
 
Na quinta-feira (14/10), ainda conforme o Clima Tempo, as chances de chover no município voltam para 90% e também com pancadas à tarde e à noite.

E na sexta-feira (15/10), a probabilidade de chuva é de 67% e a qualquer hora do dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade